Terça, 30 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Blitz Cultural nas beiras da aldeia


Avatar

Publicado em 11 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


No meio do mundo, no olho da rua (Divulgação)

Rian Santos
 
Esta semana, o grupo Boca de Cena transforma as periferias de Aracaju e Laranjeiras em um grande palco, oferecendo uma bela mostra do poder de fogo desprezado pelo poder público nas beiras da aldeia.
Arte e reflexão. Teatro, música, oficinas e debate. Segundo o ator e produtor cultural Rogério Alves, para quem todo lugar de fala deve ser reivindicado com a ação mais consequente, a Blitz Cultural é um ato político. Trata-se, no fim das contas, de declarar a potência criativa dos situados à margem. Com todas as letras, em alto e bom som.
Em outra oportunidade, conversamos sobre o assunto: “O grupo sabe que é um agente social dentro da comunidade e nosso objetivo é sempre fomentar a arte, trazendo todos os públicos, de todas as faixas etárias, para dentro da nossa sede”.
 
Blitz Cultural – De 11 a 18 de abril, a 8ª edição da Blitz Cultural levará uma vasta programação musical e teatral para os bairros América, Bugio e centro da cidade, em Aracaju, além de alegrar a Praça da Matriz e o Povoado Mussuca, em Laranjeiras. 
O festival de arte é realizado pelo grupo sergipano de teatro Boca de Cena e, pela primeira vez, acontecerá também em um município do interior do estado.
Com o propósito de incentivar a população a “Parar, Pensar e Refletir Arte”, o projeto itinerante promove apresentações e performances teatrais, shows, oficinas e outras intervenções artísticas em comunidades tornadas “periféricas”, para promover o acesso gratuito às artes e à cultura. Quase toda a programação é realizada em espaços públicos, como praças e ruas das cidades.
Além da realização, inédita, de parte da programação fora de Aracaju, a 8ª edição da Blitz Cultural contará com a participação especial de três grupos de teatro do Rio Grande do Norte, o Clowns de Shakespeare, o Facetas e o Asavessa, que juntos apresentarão o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com direção do premiado diretor Fernando Yamamoto. 
A peça, que já foi apresentada mais de 50 vezes desde a sua estreia em 2022, é baseada na clássica obra Ubu Rei, do poeta, romancista e dramaturgo francês, Alfred Jarry.
 
Programação – Na programação da Blitz Cultural, o grupo potiguar Clowns de Shakespeare também ministrará a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, tanto na capital do Estado quanto em Laranjeiras. 
 
Na primeira, o curso acontecerá no Centro de Cultura e Arte – Cultart da Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos dias 11 e 12 de abril; na outra, as aulas serão realizadas no Clube Recreativo de Laranjeiras nos dias 15 e 16 de abril. As inscrições podem ser realizadas no link disponibilizado no perfil do Instagram @teatroclowns .
Já as apresentações ao público começarão na quinta-feira (11), com a performance “Rio Sim” da dramaturga Euler Lopes, às 14 horas e às 15h30, no Museu da Gente Sergipana. Na sexta-feira (12), a partir das 17h30, a Praça Tancredo de Almeida Neves, no bairro América, será palco para os shows musicais de Lucy “A Playboyzinha” e de Oduma, com participação de Patrícia Polayne. Às 20h10, a poeta Ilmara Souza declamará poesias de Santo Souza e, em seguida, o público poderá assistir ao espetáculo “Os Cavaleiros da Triste Figura”, do Grupo Boca de Cena.
Já no sábado (13), também a partir das 17h30 no Museu da Gente Sergipana, a programação contará com a apresentação circense da Trupekadabra e show da cantora Patrícia Polayne, seguidos pelo espetáculo teatral “Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos do Rio Grande do Norte Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa.
No domingo (14), às 9h, o dia cultural começará na feira livre do Bugio, com a intervenção “Rádio Fera”, com os artistas Paula Auday, Roney David e Sâmara Gardênia. À tarde, a partir das 17h, na Praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do bairro, acontecem a intervenção circense da Companhia Saurus, o show musical Oito Cotovelos, a performance “A Dama de Vermelho” , com Rogério Alves, além de uma nova apresentação do espetáculo trazido pelos três grupos potiguares.
Viajando para o interior do estado, na quarta (17), e quinta-feira (18), a Blitz Cultural aterrissa em Laranjeiras. No primeiro dia, acontecerão as apresentações da companhia circense Saurus e do espetáculo “”Ubu: o que é bom tem que continuar”, com os grupos Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa. A atração musical ficará por conta do cantor JãoLuis, com participação de Rafael Costa.
No segundo dia, a população do povoado Mussuca, poderá curtir a intervenção circense da Companhia Saurus, além do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar” e o show do cantor Rafael Costa.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade