Ganhando corpo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 21/03/2014 às 00:49:00

A coluna noticiou ontem a possibilidade de um acordo entre a oposição e a situação para haver um consenso no apoio a presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães (PSC), para a vaga do conselheiro aposentado compulsoriamente do Tribunal de Contas do Estado, Reinaldo Moura, em troca da aprovação do ProRedes e de outros projetos do interesse do governo.
Esse entendimento parece que vem ganhando corpo não só pelo ar de felicidade de Angélica Guimarães, como pelo fato do deputado estadual Luiz Mitidieri (PSD) ter oficializado ontem a sua desistência em disputar a nova vaga de conselheiro.

Mitidieri foi o primeiro parlamentar da base do governo a se lançar candidato à vaga de Reinaldo Moura, aposentado compulsoriamente em dezembro deste ano por completar 70 anos. Depois o deputado Garibaldi Mendonça (PMDB) demonstrou interesse na vaga e até ontem mantinha o seu nome, mas deixando claro que não será um empecilho na Assembleia.

Deve ser só uma questão de tempo para Garibaldi também sair da disputa. Até porque já começou a correr a lista de assinatura dos deputados em apoio ao nome de Angélica para a nova vaga do TCE e na próxima semana o ProRedes deve começar a tramitar na Assembleia.
O ProRedes, projeto de lei do Poder Executivo encaminhado para a Assembleia em agosto do ano passado, consiste no financiamento de U$ 100 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e U$ 40 milhões em contrapartida do Governo do Estado para fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como o projeto permanece na gaveta da presidência da Assembleia há oito meses, mesmo com os apelos do governador Jackson Barreto (PMDB) pela sua aprovação pelo fato de beneficiar a população mais carente com a melhoria na saúde pública, novos entendimentos políticos devem realmente ter sido feitos para que comece a tramitar na Casa.Vale lembrar que o projeto Carnalita, também uma prioridade do governo por proporcionar um investimento de R$ 4 bilhões no Estado e a geração de mais de quatro mil empregos, foi aprovado nas comissões e em plenário na última quarta-feira. A sua aprovação foi por unanimidade.
É a velha política do toma lá, dá cá...

Na ordem do dia
Na sessão de ontem da Assembleia Legislativa foi feita a leitura do ofício encaminhado pelo presidente do Tribunal de Contas, Carlos Pinna, comunicando a vacância do cargo de conselheiro do TCE, após a aposentadoria de Reinaldo Moura, em dezembro passado. O ofício foi encaminhado no final do ano passado.

Desistência
Após a leitura, o deputado estadual Luís Mitidieri (PSD) anunciou que estava desistindo da pré-candidatura ao cargo. Explicou que há 20 dias comunicou ao governador Jackson Barreto (PMDB) que não participaria mais do processo. "Fiz o mesmo ao líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), e ao presidente do PSD, deputado Jeferson Andrade. Não comuniquei aos demais amigos e à imprensa porque me pediram um tempo para eu aguardar. Como foi decretada a vacância hoje, eu quero comunicar que estou fora da disputa", disse, agradecendo a todos os deputados estaduais que manifestaram apoio ao seu nome para o cargo.

Pela oposição
O líder da bancada de oposição na Casa, deputado Venâncio Fonseca (PP), parabenizou Mitidieri por seu desprendimento. "A sua decisão dá oportunidade para a harmonia da Casa nessa escolha em torno da presidente Angélica Guimarães. Todos nós sabemos que ela tem uma história nessa Casa, que vem fazendo um trabalho brilhante sempre disposta ao diálogo", disse.

Pela situação
O líder do governo na Assembleia, deputado Francisco Gualberto (PT), disse que o seu voto era de Mitidieri por ser do seu grupo e ter sido o primeiro a conversar com ele pedindo apoio para o TCE. "Mas, se o meu grupo não tem um candidato, onde eu tenha que ser leal quanto ao voto, a minha posição é de busca pela unanimidade, de fortalecer esta Casa. E o nosso voto será cravado nesse nome de consenso para chegar ao TCE".

Ponto de vista 1
Para o vice-prefeito José Carlos Machado (DEM), enquanto o prefeito João Alves Filho (DEM) não decidir se será ou não candidato a governador nas eleições deste ano não tem nada definido na política sergipana, com relação ao pleito de outubro.

Ponto de vista 2
"Só trabalho com a hipótese de João Alves ser candidato, pois está bem nas pesquisas tanto em Aracaju quanto no interior. Agora a decisão é dele. Ninguém pode interferir, pois é uma questão de fórum intimo. Sei que não é fácil", avalia Machado. Ele garante que não existe qualquer pressão para João Alves ser candidato.  

Contra 1
Se depender da filha do prefeito, Ana Alves, o seu pai não deve renunciar ao mandato de prefeito em 4 de abril para disputar o Governo do Estado. Ela também critica quem fica colocando nas redes sociais que João Alves vai se afastar.

Contra 2
Postou ontem Ana Alves, no Facebook: "Eu espero que o prefeito de Aracaju João Alves Filho não se afaste para ser candidato. A missão dele é ficar na prefeitura e cumprir o mandato, esse é o desejo da família e da maioria dos eleitores".

Contra 3
Disse ainda: "Existe um grupo de políticos querendo por fogo na política e ficam postando nas redes sociais e imprensa que João Alves vai se afastar para ser candidato, indo contra todos os compromissos assumidos publicamente e com a família".

Fim do prazo
Terminou ontem, às 17h, o prazo para que militantes do PT que desejam disputar mandato eletivo este ano entregassem na sede do partido uma carta de intenção de candidatura registrada em cartório e assinassem um compromisso com a legenda.

Definição de nomes
No Encontro Estadual do PT, a ser realizado neste sábado, no Iate Clube de Aracaju, a partir das 9h, pode ser definido já os nomes dos pré-candidatos a deputado estadual, deputado federal e senador nas eleições deste ano. Assim como o apoio à candidatura de Jackson Barreto ao governo. Tudo dependerá das conversas e entendimentos entre o bloco do presidente Rogério Carvalho e do deputado federal Márcio Macedo até está sexta-feira. Se não houver entendimento dos candidatos do PT, a definição acontecerá na convenção partidária de junho.
Pela unidade
Segundo a deputada estadual Conceição Vieira (PT), estão adiantadas as conversas para a construção da unidade dentro do partido. Revela que são conversas informais que podem levar a um entendimento, inclusive, na disputa pela vaga do Senado.

Na Bahia 1
Neste sábado, em Salvador, acontece o 3º Seminário Regional Programático promovido pela aliança PSB-REDE-PPS para debater e aprofundar as Diretrizes do Programa de Governo de Eduardo Campos, dessa vez com a região Nordeste. Lideranças políticas, militantes, intelectuais e especialistas de diversas áreas que participam do evento, na Arena Fonte Nova, também irão discutir as principais demandas e sugestões do Nordeste ao documento, abrangendo os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Na Bahia 2
Várias lideranças do PSB de Sergipe participarão do seminário em Salvador, que terá as presenças de Eduardo Campos, da ex-senadora Marina Silva e do presidente nacional do PPS, Roberto Freire. Entre eles, o senador Valadares, o presidente estadual do partido, o deputado federal Valadares Filho, e o secretário de Turismo, Elber Batalha, que é pré-candidato a deputado estadual.

Intuição
De Elber Batalha sobre o destino político do PSB nas eleições deste ano em Sergipe: "Tudo pode acontecer. Sinto que a candidatura do senador Valadares ao governo é a hipótese mais concreta por conta do cenário nacional, onde Eduardo Campos é candidato a presidente e tem de ter palanque forte em Sergipe. No Estado o PMDB está com Dilma Rousseff e o DEM tem compromisso com Aécio Neves".  

No interior 1
Como acontece às sextas-feiras, o governador Jackson Barreto vai ao interior anunciar ou inaugurar obras. Hoje ele irá a Ribeirópolis assinar ordem de serviço para pavimentação em paralelepípedo de trechos da sede do município e entrega ônibus escolar.

No interior 2
De Ribeirópolis, Jackson vai a Carira para assinar ordens de serviço visando a reforma do Ginásio de Esportes Governador Albano Franco e pavimentação asfáltica de ruas da sede do município e da rodovia de acesso ao Povoado Altos Verdes. Ele entrega ônibus escolar e faz distribuição de material forrageiro para animais. Ainda em Carira, JB participa também da solenidade de inauguração da Agência dos Correios do Povoado Altos Verdes.

Veja essa...

Da filha de João Alves ontem, nas redes sociais, durante a defesa para que seu pai permaneça prefeito de Aracaju e honre os compromissos que assumiu: "Fique atento aos morcegos que só querem morder, assoprar e ainda se fazem de amigos, aliados e tem uma conversa linda. Esses lobos em pele de cordeiro não querem hoje o seu bem, apenas estão pensando neles, lembre bem disso. Estou falando apenas como eleitora e expectadora que ouve e vê com a razão e não a emoção. Como filha não falarei, mas acompanho Dona Maria na decisão dela, apenas isso".

Curtas

O senador Eduardo Amorim (PSC) e a presidente da Assembleia Angélica Guimarães (PSC) participaram ontem da abertura do 6º Supervendas no Centro de Convenções, em Aracaju. O evento tem como objetivo a realização de negócios entre supermercadistas, atacadistas, distribuidores e fornecedores de produtos e serviços.

O secretário de Turismo, Elber Batalha, que participou ontem em São Paulo de um grande evento da CVC, visita hoje o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Walker Carvalho. Ele está internado no Sírio Libanês, após ser acometido de uma doença chamada pancreatite.

Nesta sexta-feira acontecerá a inauguração da Rádio Imprensa FM, durante café da manhã promovido pelo Sindicato dos Radialistas. Segundo o presidente da entidade, Fernando Cabral, a rádio será um instrumento para fortalecer a comunicação entre os radialistas de Sergipe.