Falha em sistema suspende serviços do Estado e gera protestos

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 21/03/2014 às 00:50:00

Kátia Azevedo
 
Um problema técnico ocasionado desde o último final de semana na base de dados da Empresa  Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis) interrompeu diretamente  serviços como registro de boletins de ocorrência e emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), afetando milhares de pessoas em todo o Estado.

Ontem pela manhã muitas pessoas lotaram os postos do Detran e do Instituto de Identificação e mais uma vez não tiveram atendimento. Muitas chegaram de madrugada no Instituto de Identificação, como o morador de Capela, Alex dos Santos. "Paguei R$ 60,00 de táxi para vir até aqui tirar um documento, mas não adiantou nada", reclama.
Cansadas com a situação, as pessoas interditaram a avenida Adélia Franco, na zona Sul de Aracaju, provocando um grande congestionamento no local. A via foi interditada às 8h e começou a ser liberada parcialmente pelos manifestantes às 9h30.
De acordo a direção do Instituto de Identificação, não houve tempo hábil para avisar a população sobre o problema. "Recebemos uma comunicação da área de infraestrutura por e-mail na última terça-feira informando que houve um problema na Emgetis, mas que seria resolvido rapidamente e somente na noite de quarta-feira fomos informados que não havia previsão", justifica Everetti Ferreira.

Diariamente, o órgão emite 300 documentos de identidade. Em nota divulgada ontem, a Emgetis informou que a falha ocorreu no ambiente da base de dados, instalado na empresa. A previsão é que o sistema deverá ser normalizado na próxima segunda-feira, 24, e que em caso do problema ser resolvido antes disso, os serviços serão restabelecidos imediatamente. Entre os órgãos mais afetados estão o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) e Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com a assessoria de comunicação da Emgetis, alguns órgãos também foram afetados, mas em menor proporção, não atingindo os serviços oferecidos à população, apresentando problemas como sites fora do ar, por exemplo.
Conforme nota divulgada ontem pela Emgetis, a empresa informou que o problema ocorreu no último final de semana, porém, como os serviços não estavam em uso, por não se tratar de dia útil, a falha só foi constatada na segunda-feira, 17, durante um processo normal de manutenção. Também foi esclarecido que a solução para a falha apresentada não depende de uma ação operacional direta, mas sim de um procedimento técnico que já foi realizado e está em andamento.
A Emgetis informou que por conta do grande volume de dados que a empresa movimenta impediu que o sistema voltasse ao normal rapidamente, esclarecendo que por se tratar de uma base de dados bastante volumosa está realizando o serviço com muita cautela, envolvendo todos os seus técnicos, para que a situação seja normalizada o mais rápido possível e para que não haja perda de dados.
O Detran/SE também emitiu nota sobre o problema, informando a ampliação do prazo de pagamento dos débitos para o dia 31 de março.
Entre os procedimentos que terão prorrogação para a quitação de taxas devido à paralisação do sistema estão o licenciamento de veículos com terminação de placa 1 e 2, cujo vencimento com desconto de 10% no valor do IPVA estava previsto para o dia 18 de março de 2014; transferência de propriedade com Certificados de Registro de Veículos (CRVs), conhecido como recibo de compra e venda, vencidos neste período, e primeiro emplacamento de veículos novos, cujo prazo de 15 dias para a regularização tenha expirado neste intervalo.
Nos casos em que o vencimento anual dos processos de habilitação tenha terminado neste período, também haverá prorrogação do prazo até o dia 31 de março, sendo, para isso, necessário que o candidato procure a Gerência de Habilitação, na sede do Detran/SE, situada na avenida Tancredo Neves, em Aracaju.