Quem é quem no IV FST

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Tudo indica se tratar de uma comédia honesta
Tudo indica se tratar de uma comédia honesta

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 25/03/2014 às 00:09:00

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

Todo festival que se preze investe em um line up chamativo, capaz de atrair a curiosidade do público alvo e garantir o retorno pretendido. Com o IV Festival Sergipano de Teatro não é diferente. Esta semana, o monólogo 'Minimanual de qualidade de vida' corta a fita inaugural do evento no palco do Teatro Tobias Barreto. Tudo indica que se trata de uma comédia honesta, que respeita a inteligência da plateia. A prata da casa, contudo, é a maior garantia de um espetáculo à altura do substantivo.

Pelo menos quatro montagens locais merecem a atenção dos curiosos. 'Ela esteve aqui', texto vigoroso do jovem Euler Lopes; 'A grande serpente', do Grupo Imbuaça, uma assinatura que dispensa apresentação; 'O natimorto', com direção da atriz Diane Veloso, pelo cuidado dispensado ao mis èn scene; e 'Cabaret dos insensatos', pelo impulso de ousadia.
A programação do festival é extensa, e certamente reserva gratas surpresas. Pelo acima mencionados, no entanto, eu coloco a mão no fogo, certo de não me queimar.

Minimanual de qualidade de vida - O espetáculo aborda, de forma leve e bem-humorada, uma das questões mais delicadas (e pertinentes) do homem contemporâneo: como organizar a própria vida tendo como parâmetros os 'padrões de qualidade' estabelecidos pela sociedade. Segundo estes preceitos, o indivíduo deve ser culto, bem sucedido (pessoal e profissionalmente), analisado, bonito e estar em plena forma física. São tantas as demandas externas, que a pessoa passa a sublimar as próprias necessidades individuais, travando uma batalha inglória contra o relógio e também contra as próprias limitações.

Em cena, Alexandra Richter interpreta Angelina Pimenta, uma palestrante que apresenta à plateia um livro que pretende otimizar o tempo das pessoas, torná-las melhor informadas, manter corpo e mente em harmonia, enfim, toda uma sorte de requisitos 'fundamentais' para a tão almejada felicidade.