Governo prepara estratégia para campanha de vacinação contra a gripe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 28/03/2014 às 00:33:00

A Gerência do Programa Estadual de Imunização reuniu representantes dos 75 municípios sergipanos no auditório da Funasa para informar sobre as estratégias da campanha contra a gripe que será deflagrada nacionalmente no dia 22 de abril. A reunião serviu, também, para alertar os técnicos municipais sobre a importância de vacinar as meninas contra o HPV dentro do período estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A gerente Estadual do Programa de Imunização, Sândala Teles, disse que a reunião serviu como uma preparação bastante antecipada da campanha contra o vírus Influenza. "Já estamos preparando os municípios com muita antecedência para dar tempo que eles esclareçam dúvidas e se organizem para cumprir as metas desta campanha", disse a gerente.

A coordenadora do Programa de Imunização de Graccho Cardoso, município do Alto Sertão Sergipano, Tássia Laine Ferreira Moura, elogiou a antecipação do anúncio da campanha. "Realmente, dá mais tempo para nos planejarmos para uma campanha que traz algumas complicações e conceitos equivocados, como o de que a vacina provoca a gripe. É bom para que possamos ir trabalhando o nosso público alvo, preparando-o para cumprir o chamado e ir à unidade de saúde receber a vacina", comentou.
A campanha contra o vírus Influenza que começa no dia 22 de abril acontecerá em todo o país até o dia 9 de maio, e segundo Sândala Teles não deverá haver prorrogação. O dia 26 de abril, sábado, será o grande dia de mobilização.

De acordo com a gerente, o público alvo será: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, população indígena a partir dos seis meses de idade, população do sistema prisional (internos e trabalhadores), portadores de doenças crônicas (com prescrição médica), e profissionais da área de saúde.

Vacina HPV - A gerente do Programa aproveitou o auditório lotado com a presença maciça dos municípios para cobrar o cumprimento da meta da campanha contra o HPV, iniciada no dia 10 de março e que será encerrada no dia 10 de abril. Devem ser vacinadas meninas de 11 a 13 anos de idade.
Até terça-feira, 25, 11 municípios já haviam cumprido a meta dos 80%: Salgado (81,40%), Canhoba (96,97%), Telha (80,95%), Propriá (80,25%), São Francisco (92,38%), Arauá (99,67%), Pedra Mole (90,59%), São Miguel do Aleixo (86,36%), Cumbe (88,79%), Carmópolis (82,58%) e Japaratuba (85,19%).