Casos de dengue crescem em Sergipe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 06/07/2012 às 16:29:00

Milton Alves Júnior

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou no último mês de junho um significativo aumento no número de notificações e casos de dengue em Sergipe. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram registrados 8.313 notificações, tendo 2.240 casos confirmados. Esses dados preocupam os gestores públicos. Se comparado com o mesmo período de 2011, pode-se perceber que essa estatística aponta um aumento de quase 50%.

De acordo com Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde, para que a situação não seja ainda pior até o final desse ano, a sociedade necessita trabalhar em parceria com os agentes de saúde. Além das tradicionais maneiras de combater o mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribui panfletos informativos e vistoria a residências.
"Infelizmente é impossível atuar semanalmente em uma só região com a quantidade de agentes que nós contamos na nossa grade de servidores. Sendo assim, a própria população é fundamental para que essa batalha seja vencida por nós", disse.

Em queda - Pontos positivos também foram registrados no último levantamento. Conforme as informações, caiu o número de casos graves, que passaram de 83 no ano passado para 28 este ano.  Nos seis primeiros meses de 2011 foram registrados quatro óbitos, contra nenhum até a segunda quinzena do último mês de junho.

 "Este ano em março tivemos a confirmação da circulação do vírus IV que nunca tinha circulado, o que leva ao aumento de casos, pois ninguém tem a proteção para este tipo, é um dos motivos também que justifica o aumento do número de casos", relatou Taíse Cavalcante, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue da Secretaria Municipal de Saúde.