Comédia premiada na abertura do Varilux

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Gallienne - À altura dos maiores Divulgação
Gallienne - À altura dos maiores Divulgação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 09/04/2014 às 00:37:00

Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br

O Cinema Vitória abriga, a partir de hoje, um dos principais festivais de cinema internacional do Brasil. A avant-première do filme 'Eu, mamãe e os meninos', de Guillaume Gallienne, abre os trabalhos do Festival Varilux de Cinema Francês. Dirigida e protagonizada pelo próprio Guillaume Gallienne, a comédia venceu cinco prêmios César - filme, roteiro adaptado, filme de estreia, edição e ator para Gallienne.

No longa autobiográfico, o diretor faz graça com a formação de sua sexualidade. Por causa da mãe, acreditava ser menina na infância, e cresceu pensando que era gay. "A primeira lembrança que tenho da minha mãe foi quando tinha 4 ou 5 anos. Ela nos chamava, meus dois irmãos e eu, para o jantar dizendo: "Meninos e Guillaume, está na mesa". Da última vez que falei com ela pelo telefone, ela desligou me dizendo: "Um beijo, minha querida"; pois é, digamos que entre essas duas frases, há alguns mal-entendidos".
O resultado é uma obra à altura das maiores do gênero, como destaca o crítico Renen Cros, da Premiére. "Ansiogênico e hilário, entre a autoanálise burlesca e o acerto de contas enternecedor, o filme tem a graça cômica e a precisão dos primeiros Woody Allen".

O Festival - Durante o Festival Varilux de Cinema Francês, o Cinema Vitória receberá 15 filmes em 28 sessões durante sete dias, entre 9 e 16 de abril. "Recebemos esse importante festival desde o ano passado e ficamos entre as dezesseis cidades com maior público participante. Também como ocorreu em 2013, a abertura do Festival é aberta apenas para convidados, com apresentação do convite. Em Aracaju, temos o apoio e co-patrocínio da Aliança Francesa, que é a grande anfitriã da primeira noite", afirma a produtora local do Festival Varilux e diretora Geral da Casa Curta-SE, Deyse Rocha.

A estimativa de público nacional é de 100 mil espectadores. "Temos certeza que esse ano o público será ainda maior, pela qualidade dos filmes exibidos". Os ingressos para as sessões serão vendidos na bilheteria do Cinema Vitória aos preços de R$5 e R$10, meia e inteira, respectivamente.
Entre os filmes programados para a exibição sergipana, destaque também para a estreia de 'Os Incompreendidos', 1959, em preto e branco, de Francois Truffaut. "Será uma única sessão, no dia 13, às 14h em versão digital restaurada", explica Deyse Rocha. Os filmes do Varilux têm classificação indicativa de 14 anos e são todos legendados, com exceção de 'Uma Viagem Extraordinária' que tem classificação livre e terá, no dia 12, uma sessão dublada, podendo ser apreciada pelo público infantil.

'Eu, mamãe e os meninos' no Varilux de Cinema Francês:
Cine Vitória, 09 de abril (quarta-feira), 19 horas