Fórum quer mobilizar sociedade para discutir emendas ao Plano Diretor

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 06/07/2012 às 16:33:00

Representantes da coordenação do Fórum em Defesa da Grande Aracaju se reuniram na tarde de ontem, dia 5, para avaliar os últimos acontecimentos sobre o Plano Diretor que tramita na Câmara Municipal de Aracaju.
Segundo o coordenador do Fórum, José Firmo, a reunião é preparatória e serviu para definir como o Fórum irá proceder na discussão das emendas do Plano Diretor. "Também discutimos ações de mobilização da sociedade, para que participem desse projeto que afetará a vida de todos que residem na Grande Aracaju", disse.

Mesmo em recesso, os vereadores aracajuanos iniciam a discussão dia 17 de julho, na Câmara de Vereadores de Aracaju. Três dias por semana eles irão se reunir para debater as emendas do Plano Diretor. Para sorte da população, os encontros no recesso não pesarão no bolso do contribuinte. Como eles se autoconvocaram, não devem receber nenhum pagamento extra pelo trabalho.

Artigos - De acordo com Firmo, o Plano Diretor conta com mais de 200 artigos. No primeiro lote de discussão, serão debatidos aproximadamente 70 artigos. "Já apresentamos dezenas de emendas somente nos setenta primeiros artigos que formam o lote que deverá ir à votação em plenário", relata ele.
Uma das emendas trata da criação de um órgão municipal que deve gerir o meio ambiente. "Os gestores dizem que a criação de um órgão pesa muito no orçamento municipal, mas se eles nunca fazem a previsão de gastos de um ano para outro, esse órgão nunca existirá".

Outra solicita a criação de um hospital veterinário, um centro de triagem e um cemitério para atender os animais. "Todas as cidades de médio porte já prestam atendimento desse tipo a sua população. Mas em Aracaju, a população ainda é órfã desse serviço", relara o coordenador do Fórum.  
Plenária - A partir da reunião desta quinta-feira a coordenação do fórum convocará os demais membros e as entidades integrantes do fórum para os preparativos para a votação. "Antes do dia 17, vamos nos reunir em plenária a fim de nos prepararmos para o debate", avisou Firmo.

Os integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju pretendem estudar o Regimento Interno da Câmara Municipal e o Regimento específico para a votação do Plano Diretor. "Queremos ter segurança do andamento dos trabalhos e como poderão interagir imediatamente com os vereadores", observa o coordenador.