Começam as aulas do Mova-Brasil para redução do analfabetismo em Sergipe

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 12/04/2014 às 00:08:00

 O projeto social Mova Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, começará as aulas inaugurais das turmas da 5ª etapa do projeto. O projeto é desenvolvido há 10 anos pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, pelo Instituto Paulo Freire e pela a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Neste ano, as turmas no estado Sergipe devem reunir cerca de 1500 alunos, divididos em 60 turmas nos núcleos de Nossa Senhora de Lurdes, Amparo do São Francisco, Propriá, Neópolis, Santana do São Francisco, Brejo Grande, Pacatuba, Feira Nova, Laranjeiras, Aracaju, São Cristovão, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Boquim, Itaporanga D'ajuda, Indiaroba, Salgado e ainda dois municípios pertencentes ao estado da Bahia, Jandaíra e Conde. As aulas inaugurais das turmas deste ciclo serão realizadas no dia 14 de abril.

As turmas são organizadas em espaços da comunidade (como escolas, igrejas, associações e clubes) com formadores da própria comunidade que são capacitados e supervisionados por educadores do Instituto Paulo Freire. A ação pedagógica dura aproximadamente 9 meses, e é desenvolvida por meio da imersão e da problematização sobre a realidade,  fundamentada nos princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas no site http://www.movabrasil.org.br.
Índices - Mais de 278.221 mil moradores do estado Sergipe com idade acima de 15 anos não sabem ler ou escrever. O número equivale a 18,4 % da população do estado, de acordo com dados do censo 2010(verificar) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparados os índices, o número ainda é o dobro da média geral do país que gira em torno dos 9,6%. Entretanto, o estado já registra avanços nos últimos 10 anos, período no qual a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de quinze anos de idade foi reduzida em 6,9%.
Em 10 anos de parceria com a Petrobras, o Projeto Mova Brasil alfabetizou 172.476 mil brasileiros e brasileiras maiores de 15 anos. A previsão é que de 2013 a 2014 o Mova-Brasil alfabetize 31.550 mil pessoas, divididas em 1.262 mil turmas nos estados de Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro. Em 2013, 1.159 municípios em 10 estados brasileiros foram contemplados com o projeto.
O Mova-Brasil integra o programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos. O programa deverá investir R$ 1,5 bilhão até 2018, em projetos com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.