Turismo de Sergipe cresce mais de 17%

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 06/07/2012 às 16:35:00

O turismo em Sergipe no primeiro semestre deste ano apresentou uma grande evolução no fluxo de visitantes para o Estado. A confirmação veio através de dados realizados pelo núcleo de coordenação de pesquisa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) dando conta de um aumento de 17,22%, em comparação ao mesmo quadrimestre do ano passado (janeiro a abril).

Todo o crescimento do fluxo turístico registrado pela Setur é em relação aos visitantes hospedados em hotéis e a estimativa é que este crescimento seja maior até o final do segundo quadrimestre deste ano. Os números mostram que em 2011, nos primeiros quatro meses, houve uma média de 275.461 visitantes em Sergipe. Já este ano foram registrados só no primeiro quadrimestre de 2012, 322.884 visitantes, ou seja, mais de 17% de crescimento.

Os esforços na divulgação do turismo de Sergipe têm trazido esses resultados positivos. Segundo o secretário de Turismo, Elber Batalha, o objetivo do trabalho da Setur e da Emsetur através da participação em feiras e eventos, além da divulgação em mídias que mostram os roteiros, os equipamentos turísticos, infraestrutura, hotéis e serviços, só servem para elevar essas estimativas. "Isso é mais uma prova que o trabalho que estamos realizando na divulgação do estado vem dando frutos positivos", comemora.
Os técnicos da Setur/Emsetur apostam num saldo positivo de mais de 11% para o crescimento turístico este ano, algo em torno de mais de 955.700 visitantes. "É bom enfatizar que este fluxo estimado corresponde aos turistas que permanecem na rede hoteleira, não computando os que ficam na casa de amigos e parentes", lembra José Roberto Lima, secretário adjunto de Turismo.

Os empresários do setor turístico de Sergipe também comemoram este aumento. "A minha empresa teve 50% de aumento em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Só temos o que comemorar a divulgação que todo o trade turístico e o Governo do Estado vêm realizando nas feiras, que só tende a aumentar estes índices", acredita Hamilton Nascimento, proprietário da NozesTur Receptivo, que ainda fez questão de acrescentar que os passeios mais procurados pelos turistas são Cânion de Xingó, Mangue Seco, a Foz do São Francisco, além dos passeios de catamarã em Aracaju, a Crâo do Goré e a Fazenda Boa Luz.  
Já para Kátia Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE) é sempre bom o estado aumentar cada vez a divulgação em outros lugares. "Tivemos um aumento considerável nas reservas coorporativas e precisamos incrementar mais em divulgação áudio-visual (rádios, tvs e cinemas) para incentivar ainda mais o turismo de lazer no estado. Precisamos também de mais cooperação dos nossos receptivos locais para que o turismo de bate e volta seja diminuído e que os  outros municípios recebam hóspedes que permaneçam no local", reforça a presidente.