Rodoviária se prepara para receber milhares de passageiros no feriadão

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 16/04/2014 às 00:34:00

Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

O feriado prolongado da Semana Santa promete ser de muito movimento no Terminal Rodoviário José Rollenberg Leite, em Aracaju. Segundo perspectivas da Socicam, empresa responsável pela administração do terminal, aproximadamente 20.900 pessoas devem utilizar as estradas como principal meio de transporte nos próximos seis dias no Estado de Sergipe. Para atender a esta demanda, 73 ônibus extras foram solicitados e os destinos mais procurados no circuito interestadual são as cidades de Salvador, Feira de Santana, Paulo Afonso, Maceió, Recife e Natal. Já entre os destinos sergipanos estão os municípios de Itabaiana, Laranjeiras, Tobias Barreto, Itaporanda D'ajuda e Nossa Senhora das Dores.

De acordo com o gerente da Socicam, Antônio Carlos da Fonseca, dos 73 automóveis, 23 têm outros estados como destino e 50 seguem para os municípios sergipanos. Para ele, a fim de evitar imprevistos os passageiros devem antecipar as compras dos tickets e chegar ao terminal com no mínimo uma hora de antecedência. "Essa atitude contribui para que as pessoas não deixem de viajar devido à ausência de acentos para o destino escolhido, como também essa chegada cedo ao terminal ajuda evitar possíveis perdas dos carros. Estamos nos preparando para receber esse grande número de clientes", declarou. Apesar do número de carros extras, a previsão é que a Socicam registre uma queda de 54,20% se comparado ao ano passado.

Essa redução já era previsível em decorrência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) ter passado a administrar o Terminal Rodoviário Governador Luiz Garcia, centro da cidade. Ainda segundo Antônio da Fonseca, os preços das passagens não foram inflacionados de forma significativa e isso contribui para que o movimento registre leve aumento. "Pelo fato do governo agora administrar o Luiz Garcia não temos como apresentar essas porcentagens gerais e lucrativas nesse momento, justamente por não ter um dado anterior, nesse caso do ano passado já que administrávamos os dois. Vamos aguardar o início da chegada real destes viajantes que deve ser a partir desta quinta-feira, 17", pontuou o gerente.

Apesar das previsões da Socicam, muitos baianos e sergipanos que residem em Aracaju desde a tarde de ontem já estão pegando estrada em direção às respectivas cidades natal. Esse é o caso dos estudantes Anna Lívia Reis, Gustavo Dantas de Araújo e Cristiano do Rosário que entraram em acordo com os professores e conseguiram iniciar o feriado prolongado ainda mais cedo. Para Lívia, as negociações com os docentes iniciaram poucos dias após o feriado de carnaval. "Foi difícil, mas conseguimos. Explicamos da tradição das nossas famílias na Semana Santa e eles felizmente permitiram que faltasse ontem e hoje sem levar falta. Pra isso chegamos a conversar com os coordenadores dos cursos e fizemos trabalhos extras", disse.

O trio de amigos é natural da cidade de Feira de Santana e eles viajaram no final da tarde de ontem. Independente da decisão dos docentes o universitário Cristiano garantiu que não deixaria de viajar antecipadamente. "É melhor porque pegamos um ônibus menos cheio, motoristas mais tranquilos, e claro, uma pista menos movimentada. Isso nos passa mais confiança de que teremos uma viagem mais segura", afirmou.