Prefeituras começam campanha de vacinação

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 23/04/2014 às 00:41:00

A prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou ontem (22), a campanha de vacinação contra a gripe. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. No próximo sábado (26), uma equipe de 60 profissionais de saúde estará mobilizada, durante o Dia "D", em postos fixos e móveis.
Devem ser vacinados até o próximo 09 de maio, crianças de seis meses a menores de 5 anos , gestantes, mulheres no período até 45 dias após o parto, trabalhadores de Saúde, pessoas com 60 anos ou mais de idade e aqueles que possuam doenças crônicas. A meta da Secretaria é vacinar contra a Influenza 100% da população em todos os grupos prioritários, porém a meta pactuada para todos os grupos é de 80%.
"A Influenza é doença respiratória infecciosa de origem viral e é um problema de saúde pública no Brasil. Como também, apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. Portanto, a principal intervenção preventiva é a vacinação. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos", disse a secretária de Saúde, Rosiane Souza.

Riachuelo - Em Riachuelo, as equipes de saúde estarão distribuídas no "Dia D" na Praça do Coreto, UBS Paulo Garcez (Centro), Clínica de Saúde da Família, Adolfo Freire de Lima (loteamento Tarço Garcez) e na UBS do povoado Roque Mendes. A novidade deste ano, com a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos, tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Ainda segundo o órgão federal, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina como os grupos mais vulneráveis que convivem com ela. A vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína. "A meta em Riachuelo é imunizar pelo menos 80% do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Por este motivo, no próximo sábado (26), vamos realizar uma grande mobilização com equipes de saúde espalhadas em diversos pontos da cidade. A prefeita Cândida Leite não mede esforços para que consigamos atingir a meta e disponibiliza toda a estrutura necessária", disse a coordenadora municipal de Imunização, Mara Rúbia França.