Seides e PMA articulam ações para fomentar a agricultura familiar

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
A secretária Eliane Aquino durante reunião com o prefeito João Alves
A secretária Eliane Aquino durante reunião com o prefeito João Alves

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 03/05/2014 às 00:49:00

Com o objetivo de firmar parcerias para o fortalecimento da agricultura familiar, traçar estratégias que ampliem as possibilidades de comercialização para os pequenos produtores e desenvolver ações conjuntas nas áreas de segurança alimentar e nutricional, a Secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, se reuniu na última quarta-feira, 30, com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

Na ocasião, Eliane Aquino apresentou as ações que a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) tem desenvolvido, com destaque para o projeto das Feiras de Agricultura Familiar e o projeto Hortas Urbanas, e solicitou o apoio da prefeitura para disseminar, ainda mais, essas ações em Aracaju de modo a ampliar o número de beneficiários. "Com o incremento dos pontos de comercialização ganham os pequenos agricultores, por não terem que recorrer aos atravessadores; o estado, que por meio do estímulo ao trabalho do homem do campo evita a migração para os centros urbanos e intensifica o desenvolvimento no interior do estado; e também a comunidade, que tem acesso a alimentos saudáveis e com qualidade", ressaltou Eliane.

Feira da Agricultura Familiar - Presente em 16 municípios sergipanos, o projeto das Feiras da Agricultura Familiar é desenvolvido pela Seides, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em Aracaju, já são realizadas duas feiras nas sedes das Secretarias de Estado da Educação e da Inclusão Social. "No entanto, a partir das solicitações apresentadas pelos pequenos produtores, que encontram na capital sergipana um público consumidor ainda carente de produtos orgânicos, percebemos que ainda há uma demanda a ser atendida", explicou a Secretária Adjunta da Seides, Luci Silva.

Durante a reunião, o prefeito disponibilizou sua equipe para avaliar a possibilidade de implantar uma edição da Feira da Agricultura Familiar na área do estacionamento do Museu do Mangue, localizado na avenida Desembargador Antônio Góis, no bairro Coroa do Meio. Uma forma de levar à população da Zona Sul mais uma oportunidade de acesso a produtos saudáveis. "Esse pode ser um espaço diferenciado para a ampliação das Feiras da Agricultura Familiar em Aracaju e também uma forma de incentivarmos à população ao hábito da alimentação saudável", destacou o secretário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, que acompanhou a reunião e acenou ainda com a perspectiva de desenvolver, em parceria com a Seides, ações de educação ambiental e de segurança alimentar junto aos agricultores e ao público consumidor.