Japaratuba: Programa leva serviços de saúde e cidadania à população

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Diversos serviços foram oferecidos na ação
Diversos serviços foram oferecidos na ação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 27/05/2014 às 00:32:00

Os moradores do povoado Patioba, em Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, foram contemplados na última sexta-feira (23) com a caravana do programa municipal "Saúde e Cidadania", coordenado pela Secretaria de Saúde. Em sua 1ª edição, o evento levou para centenas de pessoas diversos serviços, promovendo uma manhã diferenciada à população local.
As atividades se iniciaram às 8h com apresentações culturais. Em seguida, os moradores foram direcionados às tendas e unidades de atendimento, onde tiveram acesso a exames laboratoriais, palestras educativas, exercícios aeróbicos, medição de pressão arterial, atualização de carteiras de vacinação entre outros serviços.
"Tivemos atendimento médico, odontológico, realização de exames de glicemia, preventivos, que são os de lâmina e câncer de mama, acompanhamento nutricional e atendimento veterinário. No caso da Saúde, foi uma junção dos serviços prestados pelo PSF e Nasf, e tudo ocorreu exatamente como planejamos", explicou Jucélia Silva Santos, coordenadora de Atenção Básica.

Jucélia salientou que as demais atividades foram desenvolvidas em parceria com outras Secretarias. "Durante toda a manhã, os moradores do povoado Patioba receberam atenção total das equipes da Juventude, Comunicação, Assistência, Educação, Obras, além da Saúde. As ações foram do assistencialismo ao lazer. Um dia bastante produtivo e que aproximou a administração do povo", enfatizou Jucélia.
De acordo com o secretário de Saúde de Japaratuba, José Carlos Mota, o projeto já está repercutindo de maneira positiva junto à população. "A ideia de levar os serviços para o povoado mostrou as boas intenções de uma administração que tem lutado para ofertar melhores condições de vida aos japaratubenses. Estamos levando as Secretarias até moradores dos povoados, que precisam ser tão assistidos quanto os que residem na sede", pontuou.

Quem comemorou a iniciativa da Prefeitura foi a população agraciada. "Fico feliz em poder contar com uma ação como essa. Principalmente porque, em um dia só, pudemos fazer diversas coisas. No meu caso aproveitei para colocar meus exames em dia e para me consultar com os médicos das especialidades disponíveis. Foi muito bom", celebrou a jovem Tamires Nascimento.
Também satisfeito com a primeira edição do programa "Saúde e Cidadania", o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, destacou que a administração tem realizado um trabalho de ampliação de acesso ao que se configura dever do governo municipal. "Assim como o 'Gabinete Itinerante', lançado na última semana, este programa vem para aproximar a população da prefeitura, levando equipes e serviços às comunidades. Essa é a nossa obrigação e estamos cumprindo com muita alegria", assegurou Hélio.