Sebrae define Prêmio Prefeito Empreendedor

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
A cerimônia de premiação aconteceu na sede do Sebrae, em Aracaju
A cerimônia de premiação aconteceu na sede do Sebrae, em Aracaju

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 28/05/2014 às 00:13:00

Robson Cardoso Hora, de Itabaianinha, José Antonio Silva Alves, de Pedrinhas e Raimundo da Silva Leal, de Cristinápolis, foram os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia de entrega aconteceu ontem, terça-feira (27), na sede do Sebrae, e foi coordenada pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual da Instituição, Antonio Carlos Araujo.

O município de Itabaianinha destacou-se na categoria Novos Projetos, com o desenvolvimento da ação Feira Livre Mais. Pedrinhas fez bonito na categoria Pequenos Negócios no campo, com o projeto Incentivando a Produção Rural. Já Cristinápoles foi o vencedor na categoria Desburocratização, com o projeto Plantando sementes para Construir Cidadania.

Para o prefeito Padre Raimundo Leal, de Cristinápoles, o Prêmio é um incentivo a se promover o desenvolvimento da cidade, é um caminho de aprendizagem em prol do crescimento do município. "O projeto plantando sementes trabalhou em várias linhas de atuação, aprovando e implementando a Leri Geral, estimulando a potencialidade empreendedora local com a comunidade, mostrando que eles tem condição de crescer como empreendedor, sem precisar sair do município. Incentivamos também os empreendedores rurais, associações e cooperativas agrícolas, que passaram a vender para a merenda escolar e para outros municípios, gerando renda. Plantamos sementes em vários campos, estimulando o povo a crescer e desenvolver", destaca.

Segundo Lauro Vasconcelos, superintendente do Sebrae, nesta edição Sergipe teve 20 municípios inscritos, o que corresponde a 27% dos municípios do Estado. "Foram selecionados 15 projetos, dos quais nove receberam uma visita técnica e foram posteriormente levados a uma Comissão Julgadora que definiu três municípios vencedores da etapa estadual. A principal proposta do Prêmio é aproximar o Sebrae dos municípios e seus gestores, incentivando os Prefeitos a investirem no empreendedorismo local", explica.
Os nove projetos finalistas pertencem aos municípios de Aracaju, Boquim, Cedro de São João, Cristinápolis, Divina Pastora, Itabaianinha, Pedrinhas, Propriá e Siriri. Os municípios vencedores na etapa estadual são automaticamente inscritos para a etapa nacional, cuja premiação será realizada em 03/06/2014, às 18h na sede do SEBRAE Nacional, em Brasília.

PSPE - Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo reconhecer prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE), que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Cada município pôde inscrever até 02 (dois) projetos, desde que em categorias diferentes.

Para o conselheiro do Sebrae, deputado Zezinho Guimarães, receber a premiação é apenas um ato simbólico. "O importante é que os projetos estão sendo executados incentivando o desenvolvimento sustentável dos municípios que participaram". Zezinho lembrou ainda que os governantes precisam ficar atentos as vocações e as oportunidades de suas respectivas cidades, para que novos projetos participem na próxima edição do Prêmio. "No final todos saem ganhando", destaca.

Categorias - As sete categorias do PSPE são Melhor Projeto, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos e Novos Projetos. O prêmio obedece a um regulamento disponível no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br .