Prefeito busca desenvolvimento de ações através de experiência britânica

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
A missão sergipana em Londres
A missão sergipana em Londres

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 29/05/2014 às 00:17:00

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, está em Londres, no Reino Unido, participando da missão técnica do projeto "Aperfeiçoando as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil", patrocinado pela Embaixada Britânica e implementado pela LSE Enterprise e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp). Ontem, durante o primeiro dia de atividades, o prefeito participou de diversas palestras.

O dia foi de aulas com professores da London School of Economics and Political Science (LSE), que é um centro mundial de excelência, reconhecido por suas pesquisas e pelo ensino que abrange todas as áreas das ciências sociais, políticas e econômicas. Houve palestra do professor Julius Sem, sobre a Política Estratégica na Seleção de Projetos de Parceria Público-Privada, e do diretor da Greater Manchester Waste Disposal Authority, Neil Swannick. Swannick falou sobre Gestão de Lixo e Reciclagem da Grande Manchester, e destacou a importância da colaboração da população para o sucesso do projeto.

O prefeito de Aracaju foi acompanhado pelos secretários municipais Marlene Calumby (Governo), Igor Albuquerque (Planejamento), Luciano Paz (Fazenda), Carlos Pinna Júnior (Procuradoria), além do vereador Agnaldo, e o presidente da Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas, Luciano Barreto. Também participam do evento representantes dos Estados da Bahia, Alagoas, Ceará e Minas Gerais. O evento segue até sexta-feira, 30 de maio.   

Para o prefeito João Alves a viagem a Londres tem servido de comprovação que as PPPs hoje representam soluções para inúmeros entraves da administração pública. "Um país do porte da Inglaterra faz uso desses instrumentos com grande eficiência e esse exemplo deve ser seguido, claro, adaptando-se à nossa realidade. O que nos tem sido mostrado nessa viagem, nos dará condições de pensarmos, em um futuro próximo, em colocar em prática muito do que aqui é aplicado, o que representa uma melhora considerável no andamento da nossa gestão", frisou João Alves.

Secretário José Sobral representa governo em missão técnica em Londres

O secretário-chefe da Casa Civil, José Sobral, representando o Governo do Estado, foi um dos convidados para participar da missão técnica do projeto "Aperfeiçoando as Parcerias Público-Privadas (PPPs) no Brasil", patrocinado pela Embaixada Britânica e implementado pela LSE Enterprise e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp).

O projeto objetiva fomentar a economia brasileira para o crescimento permanente, através da melhoria do ambiente de negócios e a eficiência do setor público. O programa está de acordo com a estratégia do Reino Unido de engajamento com o Brasil, na implementação de reformas econômicas para a melhoria do ambiente de negócios.

Segundo os organizadores do projeto, a experiência do Reino Unido ao longo dos anos pode ajudar o Brasil na implementação de políticas públicas eficientes, oferecendo um quadro de orientação para a análise dos projetos de PPPs, absorvendo as boas práticas e experiências de sucesso, além de alertar e destacar também as experiências frustradas, mas que podem servir como lição, para aprimorar os resultados na elaboração dos projetos.

Em Londres, José Sobral e os demais delegados brasileiros no evento, visitarão equipamentos públicos com o intuito de ajudar no estudo de modelos com a perspectiva de comparação.  A proposta visa oferecer experiências do Reino Unido para que o seleto grupo de gestores públicos brasileiros que participam do projeto possamincorporá-las, oferecendo soluções interessantes e apoiando o desenvolvimento das PPPs no Brasil.

Os delegados também terão um dia de aulas com alguns dos professores da London SchoolofEconomicsandPolitical Science, uma das instituições de ensino mais respeitadas e reconhecidas internacionalmente, que ao longo dos anos vem formando e revelando grandes administradores públicos e chefes de Estado ao redor do mundo.

LSE Enterprisee FESPSP - A LSE Enterprise, braço de consultoria e educação executiva da London SchoolofEconomicsandPoliticalSciences (LSE), em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), apoiam e orientam as diretrizes do programa à realidade social e política do Brasil, considerando as particularidades da administração pública, em seu âmbito social e político, além das especificidades da legislação brasileira.