Arraiá do Limpa Nome começa terça-feira

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/05/2014 às 00:20:00

Começa na terça-feira e prossegue até a quinta (de 3 a 5 de junho), no Arquivo do Judiciário, ao lado do Fórum Gumersindo Bessa, o Arraiá do Limpa Nome, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Sergipe, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL). Mais de dez empresas e bancos participarão, entre eles G.Barbosa, Unit, Banese, Banese Card, Banco do Brasil, Tyresoles, Ceape, entre outros. Somente dois dos participantes somam cerca de 600 mil inadimplentes em Sergipe.
"O Nupemec pré-negociou com as empresas e bancos condições de pagamento muito vantajosas para que as pessoas consigam quitar seus débitos com bons descontos e parcelamentos. A pessoa que estiver com o nome inscrito no SPC poderá ir até o Arquivo Judiciário e negociar diretamente com a empresa ou banco", explicou a Juíza Dauquíria Ferreira, uma das coordenadoras do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Nos dias do evento, cada empresa montará um estande e aguardará os consumidores que tiverem dívidas a negociar. "O objetivo é que as pessoas possam negociar e conciliar os problemas e tenham, ao menos, a predisposição para o nome limpo. Para o Judiciário é muito proveitoso, uma vez que os casos não solucionados podem ser judicializados, aumentando a demanda de processos", destacou o Presidente do Nupemec, Desembargador Luiz Mendonça.
Além da negociação direta, o Nupemec preparou uma programação que visa orientar a população sobre consumo consciente, inclusive com a distribuição de cartilhas para adultos e crianças. Haverá, ainda, esclarecimentos de profissionais especializados, a exemplo da Promotora Euza Missano, do Procurador do Estado Pedro Dias e do advogado André Paixão sobre direito do consumidor, educação financeira, mediação e conciliação, inscrição indevida no SPC, entre outros temas.