Vacina da gripe: Só 41 municípios cumpriram a meta

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 29/05/2014 às 00:21:00

A dois dias do final da Campanha de Vacinação, em apenas 41 municípios sergipanos a meta de vacinação contra a gripe foi atingida. Aracaju não está nessa relação. Até a última terça-feira (27), a capital tinha vacinado 57,78% dos grupos prioritários. Os dados estão no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 30.
A meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde é cumprir 80% do público alvo. Mas, entre os municípios que atingiram a meta, dois se destacam por terem vacinado em seus territórios 100% do público alvo: Areia Branca e Frei Paulo. Outros cinco estão bem perto de atingir esse índice: Cristinápolis, Indiaroba, Rosário do Catete, Poço Redondo e Telha.

A média de cobertura em todo o Estado, de acordo com SI-PNI, até terça-feira, foi de 72,04%, acima da média da região Nordeste (70,92%). A média nacional está em 75,56%. A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza foi deflagrada no dia 22 de abril, tendo sido prorrogada até essa sexta-feira. A vacina que está sendo aplicada protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
A gerente do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Sândala Teles, informou que a imunização pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Na meta - Os municípios que atingiram a meta foram: Arauá, Boquim, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Umbaúba, Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Pedra Mole, Pinhão, São Domingos, São Miguel do Aleixo, Capela, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Pirambu, Rosário do Catete, Siriri, Canindé do São Francisco, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Canhoba, Cedro de São João, Japoatã, Pacatuba, Santana do São Francisco, São Francisco, Telha, Poço Verde e Santa Rosa Lima.