Obras do governo em Socorro já foram iniciadas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Maquinas do governo trabalham em Nossa senhora do Socorro
Maquinas do governo trabalham em Nossa senhora do Socorro

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 11/06/2014 às 00:56:00

"O sofrimento aqui era muito grande", desabafa o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Calumbi, Antônio da Paixão França, morador da rua principal e há 39 anos na região. Ele relata o cotidiano local e deposita esperanças num futuro melhor para a comunidade com as obras assinadas na última sexta-feira, 06, pelo governador Jackson Barreto. Serão mais de R$ 7 milhões em obras de pavimentação, além da inauguração de uma Clínica de Saúde da Família.

No povoado Calumbi o governo irá pavimentar um trecho de aproximadamente 2,5km, desde a BR-101, num investimento de quase R$1,6 milhão com recursos do Proinveste.  Distante apenas 12 km da capital, a região tem atraído centenas de visitantes nos últimos anos, principalmente aos finais de semana.
"A gente não pode arrumar a casa, não tem condição nenhuma por causa da poeira. Meu filho é alérgico a poeira, imagine ele morando bem na beira da estrada? Então, depois que surgiu os restaurantes e com esse grande número de turistas que vem aqui, a situação de quem mora na beira da estrada ficou pior ainda, porque passam mais carros e a casa fica toda empoeirada. Com essa pavimentação com certeza vai melhorar a nossa vida. Vai melhorar a questão do transporte público, temos só a linha Estiva/Calumbi, o número de turistas vai aumentar porque muitos não vinham aqui por causa da estrada e até outros restaurantes poderão surgir e isso é bom para toda a comunidade. Hoje, este sonho de toda a comunidade está se concretizando, o Calumbi vem crescendo e melhorando, então é um sonho sendo realizado", explica.

Desenvolvimento - Os restaurantes levaram emprego para a comunidade, notoriedade das delícias culinárias, mas a dificuldade de acesso não colaborava com a economia local. Apesar disso, por conhecer o potencial da região, há pouco mais de um ano o empresário Glaudison Chagas decidiu investir em um restaurante no sítio onde já reside há 18 anos. Ele também vivenciou os transtornos para chegar e sair de sua residência.

Qualidade de vida - Localizado a poucos minutos do centro de Aracaju, o complexo habitacional Marcos Freire, em suas três etapas, foi contemplado com serviços de recapeamento asfáltico, algo ansiado pela população local que ainda convivia com o asfalto original da fundação. Com a ordem de serviço assinada pelo governador Jackson Barreto, as máquinas já começaram a trabalhar nesta segunda-feira, 9, para a alegria da dona de casa Sônia Regina Santos, moradora há mais de 20 anos da rua A13, no Marcos Freire II.
 "A rua era toda feia e pelo jeito vai ficar muito bom. Melhorias para a gente ainda mais para quem tem carro, além de quem caminha, para idosos não caírem nos buracos. Está ótimo agora, graças a Deus. É uma boa ação", comenta Izabel Cristina, que há 19 anos mora na mesma rua.

Para a comerciante Lenilde Pereira Farias, moradora há 24 anos, vai ser um ganho especial não ter mais que andar por uma rua cheia de buracos. "Foi a melhor coisa que poderiam fazer pra gente, vai ser bom para carro, para moto e para quem é pedestre porque estava bastante esburacado", contou.
Comerciante no Marcos Freire I há seis anos, Mário Sérgio Alves Cavalcante não vê a hora dos serviços começarem, já que a rua 28ª, onde reside, está bastante danificada. "Vai ser bom para todo mundo ter um asfalto novo, vai ficar tudo belo e todo mundo gosta do que é bonito", pontuou o morador.

Saúde da Família - A Clínica de Saúde da Família construída pelo Governo e que será administrada pela prefeitura municipal já está em funcionamento no Marcos Freire I. O jovem pai Ronierick dos Santos, morador local, aproveitou a tarde desta segunda-feira para levar a filha de um ano e três meses para ser vacinada e aprovou a nova estrutura. "Achei legal, espero que o atendimento melhore como a estrutura, que seja cada vez mais rápido como foi hoje. A estrutura nova está bem melhor", elogiou.