Campanha do Pão Francês entra na reta final

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 17/06/2014 às 00:51:00

A Campanha do Pão Francês está sendo um sucesso, com 44 empresas inscritas. Desse total, nove passaram na primeira fase de avaliação e estão classificadas para a final. A segunda avaliação acontecerá no dia 4 de julho, no Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes. Já a entrega do título do Melhor Pão Francês da Grande Aracaju acontecerá no dia 6 de julho, no complexo do Sesi da Avenida Tancredo Neves, durante as comemorações do Dia do Panificador.

A proposta da Campanha é estimular a melhoria da qualidade do Pão, resgatando os valores dessa referência do setor panaderil. Ela faz parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, coordenado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria em parceria com o Sebrae e Federação das Industrias.

Segundo Antonio Carlos Araujo, presidente do Sindipan e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, a Campanha foi aberta para micro e pequenas empresas formalizadas, sediadas nos municípios da Grande Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itaporanga D'Ajuda e Laranjeiras).  
"Toda panificação ou confeitaria pode participar, sindicalizada ou não. No momento da inscrição o empresário indicou um profissional (padeiro) responsável pela elaboração do produto, que também concorrerá à premiação e título. Essa primeira Campanha, que é inédita em Sergipe e tem inscrição gratuita, é direcionada aos empreendimentos localizados na Grande Aracaju. Dependendo do sucesso da ação, da participação e adesão dos panificadores, poderemos realizar a Segunda Campanha em 2015, que será aberta a todas as panificações e confeitarias localizadas em Sergipe", explica Antonio Carlos.

Etapas - A Campanha será realizada em duas etapas, a primeira será classificatória e a segunda finalista. Só serão permitidas amostras de Pães do tipo Francês, conhecidos regionalmente como Pão Jacó, na gramatura de 50 gramas, com tolerância de 5 gramas pra mais (55 gr) ou pra menos (45 gr). Cada participante irá apresentar no dia e hora marcados dez amostras do Pão ao Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes. A metodologia utilizada é a Norma Brasileira ABNT NBR 16170 .