Forró e muita animação marcam a abertura do Arraiá do Povo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 19/06/2014 às 00:33:00

O triângulo deu o tom e puxou o trio Pé Quente da quadrilha mirim Sanfona Branca, dando as boas vindas ao público que foi a Orla de Atalaia na noite da última terça-feira, 17, para conferir de perto a abertura do Arraiá do Povo 2014. Quem esteve por lá não se decepcionou. A estrutura da festa está ainda maior e mais aconchegante, atraindo famílias, jovens, adultos e idosos.

Na primeira noite da festa os forrozeiros de plantão não ficaram parados. Com o forró ao som do Trio Bem Te Vi, Nino Karvan, Edgar do Acordeon e Gilvan Lima, além da tradicional Banda de pífano 'Trio Ingazeira da Ponta da Serra', o público aproveitou a noite com o que há de mais tradicional na cultura sergipana.
A edição 2014 do Arraiá do Povo é uma realização do Governo do Estado, através das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e Comunicação (Secom) e com o patrocínio do Instituto Banese, Torre e Petrobras. A festa conta ainda com o apoio da NET, do Sebrae e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Tradições sergipanas - Como nas edições anteriores, Secult e Secom, organizadoras do evento, procuraram dar uma cara tipicamente sergipana à festa. Na programação, mais de 110 atrações, composta apenas por trios, forrozeiros e grupos folclóricos do Estado, que mostrarão ao longo dos 13 dias de evento a população e aos turistas, a riqueza da cultural existente em Sergipe.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, o Arraiá do Povo é um local que traz a essência da cultura sergipana. "É uma forma de o Governo de Sergipe marcar seu espaço na defesa da nossa cultura, dos valores que tem uma referência completa com a formação da nossa identidade. Aqui temos, desde a quadrilha junina, aos grupos de forró e folclóricos, além da cenografia do antigo arraial, enfim, todo o mosaico que forma a nossa tradição junina. Uma festa onde o Governo de Sergipe mostra para o turista e para o sergipano o que temos de mais autêntico na cultura do nosso Estado", destacou a gestora.

Este ano, o Arraiá do Povo voltou a contar com algumas características na sua estrutura que dão mais conforto a população e que fazem os diferenciais do evento. Uma delas é a volta das arquibancadas, estrutura que oferece uma visibilidade maior para quem quer ver as apresentações, mas não se arrisca com os passos do forró. Além disso, este ano, a estrutura de praça de alimentação foi resgatada, oferecendo ainda mais comodidade a quem passa pelo lugar.
"Somos da terra e gostamos do São João. Achamos primordial a realização dessa festa junina, com todas essas características que o Arraiá do Povo tem. Com certeza viremos muitos outros dias para curtir o forró sergipano com muita tranquilidade", afirmou a sergipana Edênia Gouveia, que já arriscava alguns passos ao som do Trio Bem-Te-Vi com o marido Lúcio Gouveia.

Mas não é só o forró que atrai as pessoas ao Arraiá do Povo. O artesanato e o cordel sergipano, bem como as comidas típicas do período junino também estão presentes na festa, atraindo um público curioso e que admira a arte e a literatura local. "O Arraiá do Povo é um ambiente muito bom para as famílias, e sempre que posso venho aqui. Hoje vim dar uma olhadinha no estande de artesanato, mas também aproveitei para curtir a festa", afirmou a artesã Alice Cruz, que está expondo algumas peças no evento, e fez questão de ver o seu trabalho e dos outros colegas artesãos.

Os turistas também já estavam presentes no primeiro dia da festa e elogiando muito a sua organização. A família Rego, que é do Paraná, por exemplo, estava encantada com a beleza do evento. "É um espaço muito bem pensado, nos dá segurança e tranquilidade pra vir com toda a família, inclusive com as crianças. A organização está de parabéns", frisou Renato Rego.
O Arraiá do Povo 2014 continua a todo vapor até o dia 29 de junho. Até lá, muitas atrações tipicamente sergipanas passarão pela festa e levarão alegria para milhares de forrozeiros que deve passar pelo evento.