Itaporanga: Concurso junino movimenta final de semana

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Público prestigiou a 18ª edição do concurso
Público prestigiou a 18ª edição do concurso

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 02/07/2014 às 00:00:00

Itaporanga D'Ajuda realizou no último sábado (28), no Ginásio de Esportes, o melhor concurso de quadrilhas juninas do interior do Estado. A 18ª edição do concurso teve a participação de sete quadrilhas e contou com um público de aproximadamente 3 mil. Cada quadrilha junina teve uma ajuda de custo da prefeitura no valor de R$ 5.500.

O 18º Concurso de Quadrilha Junina tem por objetivo valorizar, difundir e incentivar a prática de uma das mais populares manifestações culturais do Nordeste. A prefeita Maria das Graças (Gracinha) destacou a importância do incentivo às tradições regionais.
"A cada ano percebemos que o concurso atrai milhares de pessoas devido à organização, tradição e cultura. Incentivar essas tradições culturais do Nordeste, e principalmente do nosso município é algo gratificante. Tenho dito e reafirmo que a cultura é uma das bandeiras de nossa gestão. Investir em cultura é valorizar as nossas raízes e manter viva as nossas tradições", diz Gracinha.

O presidente da Quadrilha Junina Rasga a Saia, Jamisson Ribeiro Santos, reconheceu a organização do evento e elogiou a Prefeitura pelo apoio as tradições juninas do município. "O concurso foi muito bem organizado e atrativo. Estamos felizes por que a nossa quadrilha teve um bom desempenho. Não conseguimos o primeiro lugar, mas fomos o segundo colocado. Aproveito para agradecer o apoio que a Prefeitura deu ao evento e principalmente ao vereador Renatinho de Zé de Lili, que é um amigo e um grande incentivador e apoiador de nossa quadrilha", reconhece.
Por iniciativa da prefeita, a Câmara de Vereadores aprovou no ano passado um projeto de lei que autoriza a Prefeitura patrocinar quadrilhas juninas do município. O projeto foi aprovado graças à sensibilidade de todos os vereadores, principalmente os da base aliada, que demonstraram compromisso com a cultura de Itaporanga.

No grupo de acesso, a quadrilha Mandacaru ficou com o primeiro lugar, seguida pelo grupo Vaqueiros do Sertão. Já no grupo especial, o primeiro lugar ficou com a quadrilha Forró Sertão, em segundo a Rasga a Saia e em terceiro Unidos do Arrasta Pé. As quadrilhas Sassaricndo e Xote Quente, em quarto e quinto lugar, respectivamente, foram rebaixadas.
Além da prefeita Gracinha, estiveram presentes ao evento os vereadores: Renatinho de Zé de Lili, Gilmar Ureia e Celinha Sobral. Também prestigiaram o concurso de quadrilhas os secretários municipais: César de Bebé (Agricultura, Comércio e Indústria), Thiago Luduvice (Governo), Rubens Murilo (Administração), Mirela Côrtes (Cultura) e Doralice Alfano (Educação).