ITPS apresenta suas ações na construção civil

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 02/07/2014 às 00:01:00

Na tarde de segunda-feira, 30, o diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), José do Patrocínio, junto ao secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, participou da reunião da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas (Asseop), com a palestra 'Atuação do ITPS na Construção Civil'. O objetivo foi divulgar o trabalho do Instituto relacionado à fiscalização de produtos utilizados pelo setor da construção civil.

Instituto vinculado à Sedetec, o ITPS é o representante do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Sergipe, e possui uma tradição de 91 anos de trabalho. Terceiro instituído no Brasil, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, o Instituto sergipano é responsável pelas medidas e avaliação de conformidade de produtos, como blocos cerâmicos, tijolos, pisos, argamassa, fios, adaptadores e reservatórios de água potável.

Dentro do universo da construção civil, engenharia e arquitetura, o ITPS também fiscaliza a quantidade de materiais pré-medidos como sacos de cal, argamassa, cimento, entre outros. "Cabe destacar que instrumentos de medição também são verificados pelo Instituto e são ferramentas importantíssimas nas atividades da construção civil, tais como medidor de fios elétricos, balança, hidrômetro, medidor de energia elétrica, entre outros", explicou o secretário Saumíneo Nascimento.

José do Patrocínio enfatizou o trabalho do ITPS que, além da avaliação das medidas, faz a avaliação de conformidade. "Nossa fiscalização é para saber se o que está expresso no rótulo do produto condiz com o que ele oferece. Para o empresário é uma segurança", disse o diretor-presidente do ITPS, ressaltando que a reunião da Asseop foi uma oportunidade para apresentar o trabalho realizado pelos laboratórios do Instituto, fazendo a ponte entre a empresa e o conhecimento.