'Vozes de Mestres Itinerantes' estará em Fortaleza em julho

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 02/07/2014 às 00:03:00

O principal centro de atividade cultural de Fortaleza (CE), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, será palco, entre 5 e 7 de julho, da quinta edição do encontro "Vozes de Mestres Itinerantes". O evento, realizado pelo Instituto Jardim Cultural com o patrocínio do Ministério da Cultura (MinC), vai reunir artistas expoentes de manifestações tradicionais da cultura mineira. A expectativa é que, a longo dos três dias, cerca de 3 mil pessoas passem por lá.

 O "Vozes de Mestres Itinerante" é um espaço de diálogo e valorização da cultura brasileira, que promove, entre os participantes, rodas de vivência, mesa redonda, oficinas e apresentações artísticas, sempre gratuitas e abertas ao público.

 Entre as apresentações previstas, constam: Déa Trancoso e grupo Coro do Céu, de Belo Horizonte (MG); o grupo de cantigas, de roda infantis e de trabalho Meninas de Sinhá, também da capital mineira; e a Folia de Santos Reis de Doutor Campolina, do município de Jequitibá (MG).

Sucesso - O encontro já ocorreu duas vezes, em 2008 e 2013, em Belo Horizonte (MG) e uma em Ouro Branco(MG), em 2009. Além disso, contou com várias ações itinerantes e passou por São Luiz (MA), Joinville e Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Natal (RN) e Belém (PA). O evento também fez parte do Brave Festival, na Polônia, em 2012, com mesa redonda, show e cortejo.
Além de passar por inúmeras cidades em edições anteriores, o encontro já teve presença de artistas de grande renome, como Ariano Suassuna, Dércio Marques, Dea Trancoso e Lenine, entre outros.