Sindipan promove festa do panificador

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Antônio Carlos Araújo, o Sindpan
Antônio Carlos Araújo, o Sindpan

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 04/07/2014 às 00:08:00

Em alusão ao dia do panificador, festejado anualmente no dia 8 de julho, dia de Santa Isabel, considerada a padroeira dos panificadores, o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe (Sindipan/SE), realiza neste domingo (06), a partir das 9h, no complexo desportivo do Sesi, a tradicional festa do Dia Nacional do Panificador. O evento irá contar com visita a stands com a exposição de produtos e maquinários de fornecedores, áreas de lazer, brincadeiras, sorteio de brindes e almoço.

De acordo com o presidente do Sindipan, Antônio Carlos Araújo, o objetivo é oferecer ao panificador e seus familiares um dia repleto de lazer e descontração. "Vamos reunir panificadores de todo o estado, inclusive do interior sergipano. O nosso objetivo é integrar cada vez mais os panificadores ao Sindicato. Nossa expectativa é receber em torno de 400 pessoas neste dia". Segundo Antônio Carlos, existem cerca de 1000 panificadoras em Sergipe, destas, apenas 20% é sindicalizada.

No domingo, haverá também o anúncio dos vencedores da Campanha Qualidade do Pão Francês. Serão premiados tanto o panificador como o padeiro. A Campanha tem por objetivo estimular a produção de um alimento com qualidade. "Ter um produto de qualidade e saboroso nos dá mais confiança e credibilidade perante nossos clientes e todo o público consumidor do pão", pontua Antônio Carlos.

Além da capital, a Campanha foi aberta para micro e pequenas empresas formalizadas e sediadas nos municípios da grande Aracaju (Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itaporanga D'Ajuda e Laranjeiras) e faz parte de uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe, coordenado pelo Sindipan/SE em parceria com o Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES).

Das 45 panificações inscritas na campanha, nove passaram para a segunda etapa de classificação do concurso. Destas, apenas três serão consideradas finalistas. Para eleger o melhor pão francês estão sendo seguidos critérios rigorosos e avaliadas sete características: coloração, pestana, crocância, miolo, lastro, sabor e aroma. A metodologia utilizada está sendo de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 16170.