FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 17/07/2014 às 00:52:00

Quando uma obra quer acaba de ser entregue apresente algum problema, é sinal de que algo não foi feito corretamente. E está é a preocupação do deputado federal Valadares Filho, com relação à duplicação da BR 101, no trecho que corta o Estado de Sergipe. Há algum tempo, trechos que foram dados como prontos pelos construtores responsáveis apresentaram sérios problemas, e o parlamentar, durante pronunciamento da Câmara, cobrou uma fiscalização mais rigorosa.

O deputado se refere ao que aconteceu no último mês de junho. No dia 22, abriu-se uma cratera no asfalto na altura do km 94 da rodovia, no sentido Aracaju/Salvador; próximo ao Povoado Pai André, entre os municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Logo depois, no dia 30, foi um desmoronamento de uma encosta que parou, mais uma vez, o trânsito na BR 101.

Há cerca de três meses, em outro trecho dado como pronto, na altura do km 48, em Nossa Senhora do Socorro, também houve um desmoronamento que causou um buraco na pista e o trânsito foi interrompido por vários dias. Três problemas tão próximos um do outro e logo depois dos serviços terem sido entregues pelas construtoras é, no mínimo, para desconfiar da (i) responsabilidade dos (i) responsáveis.

O pior é que o deputado Valadares Filho já havia alertado sobre a problemática. Em pronunciamento, feito há dois meses, o parlamentar sergipano fez um apelo para que fossem cumpridos os prazos de conclusão das obras, pois vários trechos encontravam em atraso. Agora, o pleito dele é para que o Governo Federal exerça uma fiscalização mais rigorosa a fim de evitar problemas como os ocorridos recentemente. "Faço um apelo para melhorar a qualidade da fiscalização feita nessas obras".

Valadares Filho argumentou que viajantes e moradores vizinhos à rodovia estão expostos à total falta de segurança. "Essa população está correndo riscos causados não só pelas constantes paralisações das obras, mas pelos constantes desmoronamentos em trechos já concluídos", finalizou o deputado.

COLETIVA
O deputado estadual Zé Franco vai realizar hoje (17), às 7h30, uma coletiva de imprensa, no Hotel Real Classic, na Orla de Atalaia. Na oportunidade, o parlamentar irá oficializar o apoio dele ao candidato ao Governo do Estado, Eduardo Amorim, e também irá anunciar o seu futuro político.

CURSO
Profissionais da Educação em Sergipe participaram do curso prático sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) Estadual na Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) na manhã dessa quarta-feira, 16. O objetivo do curso, cujo público-alvo foram os membros do Conselho do Fundeb, foi esclarecer as dúvidas e adquirir mais conhecimento, pois a maioria dos participantes está no primeiro ano de mandato dentro do Conselho.

CURSO II
"O importante é entender o Conselho, esclarecer dúvidas e saber de fato o que estamos fazendo. O ideal é que aconteçam mais cursos de avaliação, pois tenho sede de aprendizado", afirmou Fátima Maria Navarro, conselheira do Fundeb há menos de um ano. O palestrante do evento Jorge Cunha tentou abordar tudo que diz respeito ao Conselho do Fundeb Estadual. "Conhecer toda história é fundamental. Sou a favor de novos cursos, assim, os servidores poderão ficar mais integrados e com melhores opiniões", disse Jorge Cunha.