Graça Foster receberá homenagem de organização internacional dos engenheiros de petróleo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 17/07/2014 às 00:53:00

Pela primeira vez uma engenheira brasileira vai receber o prêmio máximo da Sociedade dos Engenheiros do Petróleo Mundial - Society of Petroleum Engineers - SPE. A presidente da Petrobras, Graça Foster, foi a escolhida para ser homenageada com o Distinguished Lifetime Achievement Award 2014, concedido a profissionais que deram uma contribuição excepcional para a indústria mundial de petróleo e gás. A SPE é a maior organização profissional do mundo voltada para o segmento de Exploração & Produção da indústria de petróleo e gás, com cerca de 123 mil membros de 135 países.

O SPE Distinguished Lifetime Achievement Award 2014 será entregue durante o encontro anual da organização, SPE Annual Technical Conference and Exhibition 2014, no dia 28 de outubro em Amsterdã, Holanda. Este prêmio, o de maior destaque dentre outros a serem entregues no encontro, visa a homenagear o profissional do ano pelo conjunto de contribuições e reconhecer a dedicação excepcional de tempo, esforço, propostas e ações em prol da indústria de petróleo e gás. Fundada em 1957, a Sociedade de Engenheiros de Petróleo possui 190 seções pelo mundo e três no Brasil: Seção Brasil, Seção Macaé e Seção Bahia.

Maria das Graças Silva Foster é graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Está há 33 anos no quadro de profissionais de carreira da companhia. Desde 13 de fevereiro de 2012, exerce as funções de presidente da Petrobras, acumulando também a função de diretora da Área Internacional desde 23 de julho de 2012. Foi diretora da Área de Negócio de Gás e Energia da Petrobras, no período de setembro de 2007 a fevereiro de 2012. De maio de 2006 a setembro de 2007, exerceu a função de presidente da Petrobras Distribuidora, tendo acumulado com a função de diretora Financeira da empresa. Ao longo de sua carreira técnica atuou nas atividades de engenharia de poços de petróleo.