Abrigos começam a ser instalados esta semana

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 20/07/2014 às 00:10:00

Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br

Depois das primeiras instalações de abrigos para passageiros de ônibus no mês de janeiro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) continua o projeto de substituição dos equipamentos nesta semana.
Conforme informações do diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT, Francisco Navarro, já foram instalados 61 abrigos na capital e agora com este segundo lote mais 62 estarão sendo colocados em outras comunidades.
Navarro explica que desta vez serão atendidos os moradores que residem em áreas adjacentes à avenida Euclides Figueiredo, a exemplo das comunidades do Porto Dantas, São Conrado e Santa Maria, locais que apresentam grande necessidade de novos espaços de parada de ônibus.
"A colocação das bases de estrutura começa esta semana. A previsão é que num período de 15 a 20 dias toda a instalação seja concluída", informa.
Ele lembra que o processo de instalação depende também de estudos que auxiliam nos ajustes necessários para a mudança das estruturas, levando em conduta normas de segurança como o espaço entre o abrigo e as vias de tráfego de veículos, além das regras de acessibilidade dos usuários que possuem restrição de mobilidade.  
"Mais de 60% dos novos abrigos não poderão ser ampliados como pensamos inicialmente em razão das vias não apresentarem espaço suficiente para este ajuste", revela.     
Navarro ressalta que a intenção da prefeitura é fazer a substituição e recuperação total dos equipamentos em toda a cidade, mas que as mudanças estão sendo gradativas em decorrência da disponibilidade de recursos do município.   
Ele reconhece que com a chegada do inverno, os abrigos de ônibus passam a ter uma maior importância para a população que utiliza o transporte coletivo, lembrando que no último mapeamento feito pela SMTT foi constatada a necessidade de recuperação e substituição de 1033 abrigos em Aracaju.
"Os locais que ainda não possuem abrigos novos serão contemplados com o projeto, mas estamos priorizando os que apresentam maior risco à população, com estrutura mais antiga e deteriorada", destaca.
O diretor de Planejamento e Sistemas da SMTT disse ainda que além da substituição das estruturas, o órgão também está buscando parcerias para a manutenção de alguns espaços de paradas de ônibus.
Os primeiros equipamentos foram instalados na avenida Beira Mar, por onde passam cerca de 30 mil pessoas por dia, segundo levantamento realizado pela SMTT.
Navarro salientou ainda que a zona norte da cidade será contemplada com o projeto. Ele informa que atualmente, 90% dos abrigos instalados na periferia são de concreto que também deverão ser substituídos por nova estrutura.
Outra área que irá receber os novos abrigos é a zona de expansão de Aracaju. Segundo informações de Navarro, os estudos realizados pela SMTT verificaram que nesta localidade os pontos de ônibus estão sem condições de uso, obrigando a população a ser exposta ao sol e chuva.