Oi assina contrato com a Alcatel-Lucent e seleciona plataforma para serviço de IPTV no Brasil

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/07/2012 às 15:06:00

A Oi assinou contrato com a Alcatel-Lucent para ser a integradora dos equipamentos de seu serviço de IPTV (TV por assinatura via protocolo de internet), que será lançado no segundo semestre deste ano. A companhia selecionou também a plataforma Mediaroom da Microsoft, referência de mercado, que permite grande flexibilidade para a oferta de serviços inovadores e proporciona a melhor experiência em TV para os usuários.

A estratégia da Oi para o lançamento de IPTV é fundamentada em estudo de mercado, que identifica a demanda do serviço em 20 cidades, de todas as regiões do país, além de Rio de Janeiro e Belo Horizonte, já anunciadas. O lançamento será realizado de forma gradativa e os nomes das demais localidades ainda são considerados informação confidencial, para empresa. Também como parte da iniciativa, a Oi está investindo para implantar uma nova rede de fibra óptica, que conectará as residências de clientes e oferecerá acesso à Internet em altíssima velocidade e telefonia fixa.

 "O lançamento de IPTV beneficia os consumidores por proporcionar uma experiência de TV mais interativa e completa. Além disso, a IPTV possibilita a geração de receita para a companhia com ofertas de serviços de valor adicionado, tais como videos on demand (VOD). Com esse novo serviço de TV por assinatura, a Oi fortalece sua estratégia de ofertas convergentes", afirma o diretor de Segmentos da Oi, Eduardo Aspesi.

Muito mais interativo do que os serviços de TV por assinatura oferecidos atualmente no mercado brasileiro, o serviço de IPTV da Oi permitirá que os usuários possam acessar os conteúdos em tablets, smartphones e PCs. A tecnologia também proporciona uma série de facilidades, que fazem da TV um serviço mais completo e atrativo para os diversos perfis de consumidores. Com a IPTV, os usuários podem assistir videos on demand (VOD), "voltar no tempo" e assistir a um programa que já passou (catch up TV), interagir com suas redes sociais e fazer gravações em todos os pontos de TV da casa.

 "Alcatel-Lucent e Oi compartilham a visão do valor que uma rede pode trazer para consumidores, empresas e sociedade em geral em termos de aumento de produtividade, acesso a informação e crescimento econômico", diz Osvado Di Campli, Líder da Alcatel-Lucent para América Latina e Caribe. "Essa colaboração na IPTV é o mais recente exemplo de como nossas empresas estão entregando essa visão que permite consumidores e empresas experimentarem uma gama variada de serviços através de uma oferta de serviços convergentes."

 "A Plataforma Micorsoft MediaRoom vai permitir que o serviço de nova geração de IPTV da Oi entretenhm milhões de consumidores por todo o Brasil, em uma grande gama de aparelhos, seja em casa ou na rua ", comenta Cristina Palmaka, diretora de canais para o consumidor da Microsoft Brasil.

Para permitir que a Oi forneça uma experiência superior de IPTV em plataformas que incluem aparelhos com sistema operacional  Android (Google) e IOs (Apple) a Alcatel-Lucent vai fornecer o Content Delivey Network (Velocix), o serviço de gestão de qualidade (Motive) e suas tecnologias de acesso VDSL2 (Cobre) e GPON (Fibra-Ótica). A companhia também será responsável pela integração da solução Microsoft Mediaroom para IPTV.