Projeto Ação Mulher atende o Povoado Sapé

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Serviços de saúde foram oferecidos para a comunidade
Serviços de saúde foram oferecidos para a comunidade

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 24/07/2014 às 00:41:00

A Prefeitura de Itaporanga D'Ajuda, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenação Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou nessa terça-feira, 22, no Povoado Sapé, o Projeto Ação Mulher, em parceria com órgãos da administração municipal e estadual. O projeto tem por finalidade disponibilizar, gratuitamente, serviços básicos de promoção aos direitos da mulher em condições de vulnerabilidade, prestar orientação às mulheres sobre seus direitos e encaminhá-los às soluções existentes, atendimento jurídico, psicológico, de saúde e de assistência social.

Para a coordenadora de Assistência Social, Elma Regina, o Povoado Sapé foi escolhido pela incidência de casos de violência contra a mulher. "O Povoado Sapé foi escolhido por ser uma comunidade polo e de expressão populacional. Também pela incidência de casos notificados de violência nessa localidade e no seu entorno. O projeto também visa desenvolver ações junto às mulheres, que histórica e culturalmente, vem tendo pouco espaço de expressão, além de identificar mulheres que são oprimidas, discriminadas e que sofrem as mais variadas modalidades e formas de violência", explica.

O Projeto Ação Mulher, no Povoado Sapé, contou ainda com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Estado, através do Programa Mulher Viver sem Violência, por meio de sua unidade móvel. No Clube Social do Povoado Sapé foram atendidas 160 pessoas, distribuídas em 270 atendimentos, entre eles, palestras educativas, atendimento psicológico, odontológico, saúde e jurídico, 2ª via de certidões de nascimento e casamento, cadastro de gestantes, oficina de artesanato, cadastro em cursos de qualificação profissional, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos, cadastros novos para o Programa Bolsa Família e solicitação de NIS.

A prefeita Maria das Graças (Gracinha) prestigiou o Projeto Ação Social e destacou alguns dos principais investimentos no povoado. "Considero hoje um dia muito especial para a nossa administração que tem colocado em prática os compromissos de nossa campanha. Estamos investindo na sede e nos povoados e valorizando as pessoas mais carentes, necessitadas e, com isso, promovendo uma verdadeira inclusão social. Além dessas ações que trouxemos para o Povoado Sapé, é importante lembrar que a Prefeitura reformou e ampliou o posto de saúde e asfaltou as principais vias do Povoado Sapé, em parceria com o Governo do Estado", diz Gracinha.
O Projeto Ação Mulher teve o apoio do Cras, Creas, Cad Único, Programa Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Conselho Tutelar e Secretaria da Saúde. Além do Povoado Sapé, o projeto atendeu moradores da Colônia Sapé e dos povoados Chan e Tapera.