Fundat capacita mais de 5.300 profissionais e emprega 1.368 pessoas

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Curso do pronatec no Senai, em Aracaju
Curso do pronatec no Senai, em Aracaju

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 30/07/2014 às 00:08:00

A participação dos aracajuanos no mercado de trabalho local tem se mostrado, ano a ano, cada vez mais incisiva. Seja no regime celetista ou com ações de empreendedorismo, a população não se acomoda e corre em busca do êxito profissional. No primeiro semestre de 2014, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) - órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social - foi fundamental para que milhares de cidadãos garantissem a qualificação e orientação necessárias no âmbito empregatício.

Diante da concorrência por vagas, é natural que quem possua diferenciais no currículo esteja um passo à frente dos outros candidatos. Desse modo, por meio de convênios e parcerias públicas ou privadas e das demais secretarias municipais, a Fundat oferece diversos cursos ocupacionais de curta duração, os chamados cursos livres. De janeiro a junho, 863 alunos se inscreveram nessa modalidade, a fim de obter novos conhecimentos e complementar a renda.

Além disso, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), foi possível conceber uma série de cursos profissionalizantes com carga horária mínima de 160h. Ao todo, houve a oferta de 175 turmas, totalizando 4.528 vagas disponibilizadas, na capital sergipana, em apenas seis meses. Estes cursos foram ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Inclusão - Diariamente, centenas de pessoas procuram a sede da Fundat - localizada na Rua Pacatuba, 104, Centro - para entregar currículos na Agência do Trabalhador. E o primeiro semestre de 2014 já proporcionou a aprovação de 1.368 profissionais em processo seletivo, fruto da intermediação da Fundat junto a uma de suas 36 empresas parceiras.
Fora os selecionados, outros 7.151 candidatos foram encaminhados e permanecem cadastrados nos bancos de dados. Entre os segmentos contemplados, destaque para os setores de telemarketing, transporte, hotelaria, comércio, alimentação e da construção civil. A Agência do Trabalhador viabilizou ainda, neste período, a emissão de 74 Carteiras de Trabalho.