Itaporanga: Ação celebra Dia Mundial da Saúde

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Ações de saúde foram realizadas na ação
Ações de saúde foram realizadas na ação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 06/08/2014 às 00:35:00

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, a Prefeitura de Itaporanga D'Ajuda, através da Secretaria Municipal da Saúde, junto a outras áreas da Prefeitura, realizou nessa terça-feira (05) o programa Agita Itaporanga, no Ginásio de Esportes. A ação objetiva sensibilizar a população sobre a importância de hábitos saudáveis, da prática de exercícios físicos, prevenção a doenças e orientação em saúde.

No local, foram ofertadas oficinas de promoção a atividades físicas para adultos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de informes e folders educativos, entre outras atividades. A nutricionista Amanda Souza destacou a importância do evento e conscientizou a população sobre os benefícios da alimentação saudável.
"Esse é um evento muito importante para conscientizar a população do quanto é indispensável uma alimentação correta para que a pessoa tenha uma vida saudável. A gente precisa conscientizar a população que a saúde começa pelo que comemos. Se nos alimentamos bem, ou seja, comemos alimentos saudáveis, teremos uma vida prolongada e com saúde, mas se essa alimentação que consumimos não é saudável, certamente nossa saúde ficará comprometida", explica.

A educadora física Carina Garcia, salientou a importância do exercício físico para a preservação da saúde. Ela observa que essa preocupação deve fazer parte do cotidiano das pessoas. "A gente quer que as pessoas entendam que o dia da saúde é todo dia e que todos devem se preocupar tanto com a alimentação como com a atividade física. Essa preocupação deve ser todos os dias e não apenas nesta data comemorativa. Para a gente ter uma vida saudável depende muito de nossa alimentação e da prática de exercícios físicos", observa.

Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), a saúde é o principal bem de uma pessoa e deve ser cuidada de forma especial. "A saúde é o nosso principal tesouro e deve ser cuidada com muito amor. Nossa gestão tem tido uma preocupação muito grande com a saúde por que entendemos que essa é uma área que deve ser prioridade em qualquer administração. Por isso, esse evento é muito importante para conscientizar as pessoas que cuidar da saúde é prolongar nossos dias aqui na terra", diz.

O evento teve início com a realização de atividades físicas e palestras, além da avaliação do índice de massa corpórea dos usuários dos programas sociais e educativos oferecidos pela prefeitura, como o Nasf e o Caps. Também foi servido um lanche saudável, que teve a orientação de nutricionista e estagiários. O Dia Nacional da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. A data visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção e controle das doenças e sensibilizá-la quanto à construção de hábitos saudáveis de vida no dia-a-dia.

Agita Itaporanga - O Programa Agita Itaporanga, que é realizado todos os dias na sede do município e nos Povoados Nova Descoberta e Sapé, tem o objetivo de promover a saúde e evitar o sedentarismo. O programa atende a centenas de pessoas de várias idades. Participam do programa, jovens, adultos e idosos, principalmente. O Programa Agita Itaporanga foi idealizado pela prefeita Gracinha em sua primeira gestão.