Itaporanga: Palestra e exposição marcam a Semana de Amamentação

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Especialistas falaram sobre  a importância da amamentação
Especialistas falaram sobre a importância da amamentação

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 08/08/2014 às 00:48:00

A Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou a Semana Mundial de Amamentação, comemorada de 1 a 7 de agosto. Para lembrar a data, no dia 5, na Unidade Básica de Saúde da Família Getúlio Sávio Sobral, localizada no Loteamento Santo Antônio, foi realizada palestra destinada as gestantes e lactantes.
A Semana Mundial de Amamentação, que ocorre em 120 países, incluindo o Brasil, é considerada como veículo para promoção da amamentação e a importância do leite materno para a saúde da criança. Além de prefeituras e governos, a Semana de Amamentação também é comemorada por conselhos de classes, como Medicina, Fonoaudiologia, Nutrição e Enfermagem.

Durante as comemorações, pediatras, fonoaudiólogos, nutricionistas e enfermeiros salientam a importância dos bebês serem alimentados somente com leite materno nos seis primeiros meses de vida pelo menos. Tal medida, segundo os especialistas, deixam os bebês menos sujeitos a alergia, por exemplo.
O evento em Itaporanga contou com uma exposição dialogada, que teve a participação de médico, nutricionista e enfermeiro. Eles abordaram temas como os benefícios do aleitamento na primeira infância, o preparo para amamentar e a nutrição na gestação e pós-parto.
"É importante que a mãe saiba o quanto o leite materno faz bem para o crescimento saudável da criança. É importante que a mulher já comece preparar a mama para a alimentação. Não existe alimentação melhor para a criança que o leite materno. Além do contato com mãe, a pureza bacteriana imunoglobulinas, que só existe no leite materno, garante o risco mínimo de a criança adoecer", explica a enfermeira e coordenadora Rejane Almeida, salientando que a saúde é prioridade em Itaporanga.
"Desta forma, a promoção da saúde e da qualidade de vida das crianças do nosso município é priorizada e acompanhada de perto pela equipe, não só atuando diretamente no atendimento ambulatorial, como também na educação da população local", conclui.

O evento contou com palestras e orientações de especialistas pertencentes à Secretaria Municipal da Saúde, como a dentista Tatiana Kaudo, enfermeira Rejane Almeida, nutricionista Amanda Souza e o médico generalista Delmo Freire. Também participaram da organização do evento as agentes comunitárias de saúde: Patrícia, Silvana, Fabiana e Edileuza, que desempenharam papel essencial na convocação das gestantes e lactentes residentes na área.
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema e elaboração e distribuição de cartaz e folder.