Samsung abre inscrições do Prêmio "Respostas para o Amanhã"

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 08/08/2014 às 00:53:00

Estão abertas as inscrições do "Respostas para o Amanhã", primeiro concurso educativo de Cidadania Corporativa da Samsung para professores e estudantes de escolas públicas. A iniciativa tem como objetivo estimular o envolvimento da juventude na apresentação de soluções práticas aos problemas enfrentados no dia a dia, a partir do desafio: "Como a matemática e as ciências podem melhorar a sua comunidade?".
"Com o 'Respostas para o Amanhã', nós da Samsung estamos incentivando alunos e professores brasileiros a pensarem em soluções com aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos e lógicos, que possam gerar mudanças positivas na sociedade nos campos educacionais, sociais, econômicos ou ambientais. Acreditamos que essa é uma nova forma de construir o conhecimento: escola, alunos e comunidade juntos por uma sociedade mais sustentável", diz Helvio Kanamaru, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina.

Coordenado tecnicamente pelo Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária -, o concurso recebe inscrições de estudantes organizados em grupos e sob a tutela de um professor. Composto por três etapas, o concurso distribuirá aproximadamente R$ 250 mil reais em prêmios aos projetos vencedores e tem encerramento previsto para 5 de dezembro de 2014. Entre os prêmios, destaca-se a implantação de uma Samsung Smart School, estrutura de sala interativa com produtos de última geração, nas escolas das equipes vitoriosas. O objetivo do Prêmio não é financiar projetos, mas valorizar a apropriação dos conteúdos didáticos de forma construtiva em prol das comunidades. As inscrições devem ser realizadas no site https://www.samsung.com/br/respostasparaoamanha
O 'Respostas para o Amanhã' valoriza práticas educativas que dialoguem com os interesses dos jovens e que, ao mesmo tempo, promovam uma reflexão sobre os desafios para uma sociedade mais sustentável. "Convidamos professores do Ensino Médio das escolas públicas, junto com seus alunos a assumirem o protagonismo na construção de suas comunidades, ao apresentarem seus projetos de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias com potencial de transformar o mundo a sua volta", diz Helvio Kanamaru.
Podem se inscrever no 'Respostas para o Amanhã' professores da rede pública - municipal, estadual e federal - que lecionem as disciplinas do Ensino Médio das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas tecnologias, isto é, de Biologia, Física, Química ou Matemática.

Devem ser inscritas práticas educativas realizadas durante o ano letivo de 2014. Cada professor poderá realizar mais de uma inscrição, podendo uma mesma escola participar com mais de um professor inscrito, desde que com salas diferentes. Cada inscrição corresponde a uma prática educativa desenvolvida numa determinada sala.