Alceu Valença em concerto

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
A biografia musical de Alceu, um marco na história da música popular brasileira
A biografia musical de Alceu, um marco na história da música popular brasileira

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 14/08/2014 às 00:07:00

Rian Santos

Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo e Alceu Valença como solista nos vocais, as Valencianas recriam o cancioneiro do cantor e compositor pernambucano que, pela primeira vez, tem parte significativa de sua obra arranjada para a música de concerto. O CD e o DVD registram o espetáculo que reúne Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto, gravado ao vivo no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. As pré-vendas digitais já começaram no ITunes  e o clipe com a música "Cavalo de Pau" acaba de ser lançado na Rádio UOL. O Canal Brasil exibe o concerto domingo, 24. O álbum físico chega às lojas no dia 26 de agosto.

As Valencianas foram concebidas tendo como referência a biografia musical de Alceu e explora particularidades que tornaram a obra do cantor um marco na história da música popular brasileira. Assim, guitarra, violão, baixo elétrico, bateria e percussão dialogam com instrumentos típicos da sonoridade nordestina como sanfona, zabumba, tampa de panela, rabeca e marimbau que, por sua vez, unem-se a uma orquestra de cordas.

A partir dessa miscelânea, canções como Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudade ganharam contornos orquestrais. Destaque também para a Suíte Valenciana, peça composta por referenciais sonoros que buscam revelar o imaginário poético e musical de Alceu. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire.
Alceu Valença aponta que o espetáculo representou um novo capítulo em sua carreira.  "Fiquei, realmente, muito emocionado com o resultado das Valencianas. Desde a primeira apresentação, muitas pessoas nos cobraram o registro desta boniteza de espetáculo. Por fim, se Villa-Lobos produziu uma obra prima como as Bachianas Brasileiras, me sinto honrado por receber as Valencianas como presente", brinca o homenageado.

Histórico - O espetáculo começou a ser preparado em 2010, quando o maestro e o compositor foram apresentados, em Ouro Preto, por um amigo em comum: o editor Paulo Rogério Lage, que há tempos acalentava proporcionar contornos orquestrais ao cancioneiro de seu compadre Alceu.
No verão de 2012, o maestro Rodrigo Toffolo e o arranjador e violinista Mateus Freire foram novamente ao encontro do homenageado, desta vez em Olinda, e voltaram com mais de quarenta músicas na bagagem, sugeridas pelo próprio Alceu. Dentre estas, 13 foram escolhidas para compor o repertório de Valencianas.
 
Orquestra Ouro Preto - A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000. Tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas e a oferta de uma programação permanente.

Além dos concertos periódicos em Ouro Preto, já se apresentou em diversas cidades do país e no exterior. Em seu legado, destaca-se também a gravação e o lançamento do disco Latinidades, que no ano de 2007, foi indicado ao prêmio Grammy Latino, na categoria melhor disco instrumental e a participação da International Beatle Week 2012, onde apresentou uma releitura ímpar de parte das obras dos Beatles, o que resultou em um convite, por parte dos organizadores do evento inglês, para a gravação de um DVD ao vivo na Inglaterra, com circulação em toda a Europa.
Recentemente, esteve em turnê por Países e Comunidades de Língua Portuguesa, divulgando a música de concerto brasileira contemporânea. Desde 2011 é patrocinada pela Petrobras.