Ancine vai credenciar empresas para desenvolvimento de projeto audiovisual

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 22/08/2014 às 00:28:00

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançou edital para credenciar empresas especializadas na prestação de serviço de desenvolvimento de projeto audiovisual. As empresas terão de implantar laboratórios para atender aos projetos do Programa Brasil de Todas as Telas, lançado no mês de julho, que prevê elaboração de roteiros, marcas e formatos.

O desenvolvimento do projeto consiste em trabalhos que incluem a aquisição de direitos, realização de pesquisas, criação narrativa, não narrativa e de concepção visual, como obra seriada de ficção, animação ou documentário; obras não seriadas de ficção ou animação e formato de obra audiovisual. No ato de inscrição, será necessário indicar a equipe técnica, a metodologia, a estrutura e a supervisão. Os laboratórios, com duração máxima de 18 meses, deverão oferecer assistência a distância e presencial.
De acordo com a Ancine, a contratação de agentes do mercado "justifica-se pela especialização necessária para a realização deste tipo de trabalho".  Segundo a agência, o setor audiovisual vem se deparando, nos últimos anos, com a falta de mão de obra qualificada para escrever e desenvolver projetos, "situação que se viu ainda mais preocupante tendo em vista o aumento da demanda de produção proporcionada pela entrada em vigor da Lei 12.485/2011, que criou cotas de conteúdo brasileiro na TV paga".
Conforme o edital, a empresa e o gestor do laboratório deverão comprovar experiência pregressa. As propostas poderão ser encaminhadas durante todo o prazo de vigência do edital, que é 12 meses, com possibilidade de prorrogação. Uma vez credenciada, a empresa está apta a participar do sorteio que definirá o prestador de serviço para cada modalidade de desenvolvimento de projetos. O contrato será no valor de R$ 600 mil para cada serviço. (Agência Brasil)