Agentes de Desenvolvimento participam de curso intensivo

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 26/08/2014 às 00:03:00

Agentes de Desenvolvimento de 22 municípios das regiões do Baixo São Francisco e Centro Sul tiveram oportunidade de participar do Curso Avançado de ADs, realizado no Hotel Real Classic. O objetivo foi promover a elaboração do Plano de Trabalho, utilizando uma metodologia estruturada para inserção no Plano Plurianual do Município.

Para Nathalie Menezes Nascimento, agente de Desenvolvimento do município de Umbaúba, o curso avançado foi muito produtivo, inovador e totalmente eficiente para a execução dos trabalhos dos agentes de desenvolvimento. "Tivemos oportunidade de aperfeiçoar nossos conhecimentos, agregar valores e, principalmente, nos atualizar sobre todo processo e base de desenvolvimento econômico sustentável, que é nosso foco de atuação".

Segundo a AD, Umbaúba já está com a Lei Geral regulamentada desde dezembro de 2013, possui um Comitê Gestor atuante e estão trabalhando na implementação da Lei Geral. "Estamos em processo de mobilização e sensibilização empreendedora em todo município. Em agosto realizamos em parceria com o Sebrae cursos, oficinas e capacitações voltadas para o empresariado local", destaca Nathalie Menezes Nascimento.

Curso Avançado de ADs - Com uma carga horária de 54 horas / aula, o curso utilizou a metodologia de imersão total, inclusive com trabalhos á noite. Participaram do treinamento 24 Agentes de Desenvolvimento, que atuam em municípios que já estão com a Lei Geral regulamentada e em fase de implementação.
Ministrado pelos consultores do Sebrae Maricelia Oficiane e Antonio Neto, o treinamento propôs um aprofundamento relacionado as competências para elaboração e execução de Plano de Trabalho, conhecimentos sobre gestão pública no contexto das três forças de influência para o desenvolvimento dos municípios, que são globalização, sustentabilidade e governança.

Conforme explicou Maricelia Oficiane, o curso também estimula os ADs a buscar fortalecer as Redes, constituição dos Comitês Gestor e articulação de parcerias. "A proposta é fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios, por meio dos apoios ao Empreendedor Individual, Micro e Pequenas Empresas, com base na Lei Geral. Ele foi dimensionado e alinhado a realidade de Sergipe, dos ADs e municípios, visando um melhor aproveitamento de resultados", alerta.
A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Fortalecimento da Rede de Agentes de Desenvolvimento, coordenado pela Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, telefone (79) 2106-7771.