João Daniel recebe apoio de várias lideranças

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
O deputado João Daniel
O deputado João Daniel

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 29/08/2014 às 00:03:00

A candidatura de João Daniel (PT) a deputado federal ganhou mais um apoio importante. Representantes dos movimentos sociais do campo e da cidade, funcionários públicos e profissionais liberais assinaram um manifesto de apoio irrestrito ao candidato na caminhada à Câmara Federal. No documento intitulado "Manifesto dos Lutadores do Campo e da Cidade", retratam a trajetória política de João Daniel, iniciada na militância política junto aos movimentos eclesiais de base ligados à Igreja Católica, sua participação na fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do qual se tornou dirigente nacional, e do Partido dos Trabalhadores e sua eleição para a Assembleia Legislativa, em 2010, como o sexto deputado mais votado.
"O seu mandato honra não só aos cerca dos 30 mil sergipanos que nele votaram como também a grande parte da sociedade civil organizada que hoje o reconhece como um grande aliado dos trabalhadores na luta por melhores condições de vida e de trabalho", diz o manifesto sobre a atuação de João Daniel, que é o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia.

No manifesto, assinado por lideranças políticas, intelectuais, funcionários públicos, dirigentes sindicais e militantes de movimentos sociais do campo e da cidade, é destacado o desempenho de Daniel como parlamentar estadual e a contribuição que irá dar na Câmara Federal. "O desempenho do seu mandato se expressa nas inúmeras indicações, moções e Projetos de Lei apresentados e por ter aberto canal de expressão das demandas de diversas categorias em Audiências Públicas sobre temáticas relevantes encaminhando as propostas debatidas para o governo estadual, federal, Ministério Público e Poder Judiciário", destaca o manifesto.

O documento subscrito por dezenas de pessoas registra ainda que, por meio de propositura de João Daniel, pela primeira vez no Estado de Sergipe um camponês consegue obter o título de cidadão sergipano. "Seu mandato não se restringe à atuação parlamentar, mas se destaca, sobretudo, pelo apoio que emprestou aos diversos movimentos populares e sindicais nos seus momentos de lutas. Este histórico de vida e atuação política não expressa todas as suas qualidades. Quem teve o prazer de conviver mais de perto com este companheiro sabe da sua simplicidade, companheirismo, dedicação, comprometimento, capacidade de luta e competência na defesa intransigente dos interesses da classe trabalhadora", frisa o manifesto.

Dentre as lideranças que assinam o manifesto estão o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Sergipe, Adailton dos Santos; o dirigente nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Estado, Haroldo José da Silva; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon/SE), Raimundo Reis; o ex-chefe geral da Embrapa em Sergipe, o pesquisador Edmar Siqueira; o superintendente do Incra em Sergipe, Leonardo Goes; o presidente da Emdagro, Jefferson Feitosa; o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo; o prefeito de São Domingos, Pedro da Silva; a presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFS, Jessy Dayane; a dirigente nacional do MST em Sergipe, Gislene Reis; entre dezenas de outros apoiadores da candidatura de João Daniel a deputado federal.