AS AVENTURAS DE SESTROSI (3)

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 31/08/2014 às 15:07:00

Como vimos no capítulo anterior, Sestrosi depois de dar sumiço à empresa Camelos Leva e Traz ficou devendo ao banco que lhe emprestara a quantia para a aquisição dos camelos, e isso fez com que, no precário sistema bancário da época, circulasse uma advertência em relação ao seu nome. Mas, ambicioso como era, imaginando ter o mundo aos seus pés, Sestrosi logo descobriu que, para acumular mais e mais ouro, teria também de ter acesso ao poder político. E é exatamente a partir dessa descoberta que surge o personagem Dependosi, que não se sabe ao certo se seria um amigo ou um parente de Sestrosi, mas, não se tem dúvida de que formaram duas almas gêmeas. Na Florença daquela época, onde Sestrosi viveu, só bem poucos privilegiados podiam chegar aos altos cargos.  Sestrosi, visto com alguma desconfiança em certos círculos, utilizou-se de Dependosi, fazendo-o galgar os degraus do poder. Mas Dependosi que lhe era muito fiel e nada fazia sem receber ordens, não conseguia superar a timidez.  Quando circulava na corte nem sequer era notado. Sestrosi contratou professores para que Dependosi começasse a aprender a arte da retórica e também conseguisse ter mais desenvoltura, aparentando ser um líder.
Dependosi aos poucos foi aprendendo as lições, mas Sestrosi nunca lhe ensinou aquele detalhe que se poderia chamar de o ¨pulo do gato¨, porque, apesar de confiar muito nele, não iria nunca afrouxar as rédeas para que Dependosi tivesse vida própria, liberdade de pensar e agir. Dependosi adaptou-se muito bem a essa condição subalterna, e no convívio com o poder ia cuidando dos interesses de Sestrosi, abrindo-lhe as portas onde era guardado o ouro da Cidade Estado. Sestrosi cada vez mais manobrava na sombra, e aumentava as suas posses. Enquanto isso, Dependosi, cada dia mais gostando do ambiente dos palácios que frequentava, deslumbrava-se com as luzes da fama, e assim surgia uma espécie rara de sociedade perfeita.
Sestrosi cada vez mais entusiasmado, continuou armando a grande jogada, o golpe magistral, que seria colocar Dependosi à frente dos negócios de Florença, instalado no seu maior e mais suntuoso palácio.
O final dessa aventura é o que veremos no último capítulo dessa série no próximo domingo.