Mais de 2 mil pessoas vão desfilar no 7 de Setembro em Brasília

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 07/09/2014 às 00:29:00

Yara Aquino
Agência Brasil

Cerca de 2 mil pessoas entre militares e civis vão desfilar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na tradicional comemoração do 7 de Setembro, Dia da Independência. A expectativa de público é de 30 mil pessoas, de acordo com o Ministério da Defesa. O desfile começa às 9h e tem duração de uma hora e dez minutos.
Para acomodar o público, foram instaladas arquibancadas com capacidade para 22 mil pessoas sentadas ao longo do percurso de 2 quilômetros na Esplanada dos Ministérios. Postos para atendimento de saúde estarão montados durante a comemoração.

O desfile será dividido em duas partes. A primeira é a cívico-escolar com a participação de estudantes de escolas do Distrito Federal. A segunda, a cívico-militar, vão desfilar integrantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e a da Força Nacional de Segurança Pública. Na segunda parte, o público poderá conferir a apresentação da pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército que equilibra vários militares em cima de uma moto.

O desfile aéreo vai contar com número maior de aviões este ano. Ao todo, 47 aeronaves vão sobrevoar a Esplanada durante o desfile. O público assistirá a cruzar o céu aeronaves Tucano, Super Tucano e Hércules entre outras de transporte, reconhecimento e patrulha.
A Esquadrilha da Fumaça, que tradicionalmente encerra o evento, não fará acrobacias já que os pilotos estão em fase de adaptação com as novas aeronaves. A esquadrilha, no entanto, fará uma escrita no céu de Brasília com sete Super Tucanos.

O esquema de segurança montado para o evento vai contar com 1,3 mil policiais militares, 280 bombeiros e 30 agentes da Polícia Civil, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
Em Brasília, autoridades assistem ao desfile na tribuna de honra. A presidenta Dilma Rousseff estará presente. Em outras capitais desfiles também vão marcar a comemoração do 7 de Setembro.