Banese sedia primeira coleta externa do Hemose

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 13/07/2012 às 15:48:00

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) irá retomar as coletas externas de sangue. O programa, que tem como objetivo incentivar a doação em empresas e instituições dos segmentos público e privado, conta com a parceria do Banese. A primeira ação será realizada nesta sexta-feira, 13, de 8h às l6h, no Centro Administrativo Banese (CAB), localizado no Distrito Industrial de Aracaju (DIA).

A proposta da campanha é sensibilizar funcionários e empresários para o serviço de doação de sangue do Hemocentro de Sergipe. Para receber a coleta externa na instituição é necessário reunir grupos a partir de 50 pessoas, além de dispor de instalação adequada com área bem ventilada e iluminada, bebedouro e banheiros próximos. O local também deve ter mobiliário mínimo que inclua mesas e cadeiras disponíveis.
 
Integração - "A coleta externa é uma forma do hemocentro ir até o doador. Iremos trabalhar integrados com a nossa equipe interna no Hemose, realizando um serviço cuja finalidade é manter o estoque regular de sangue para o atendimento da rede hospitalar do Estado", explica a gerente da Coleta, Florita Aquino.

De acordo com a gerente da Coleta, os parceiros interessados devem fazer o agendamento com pelo menos dois meses de antecedência, para que o local seja vistoriado e aprovado por profissionais e técnicos do Hemose e da Vigilância Sanitária Estadual.

Na data da coleta externa, o Hemose providencia a logística necessária para efetuar a coleta, disponibilizando carro com câmara fria que armazena e conserva o sangue numa temperatura de 20 graus, cadeiras para doação e outros equipamentos. O trabalho mobiliza uma equipe composta por médicos, enfermeiros, auxiliares das áreas técnica e administrativa.