INVESTIMENTO EM MARUIM

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 14/10/2014 às 00:24:00

"Maruim ganha com a arrecadação dos impostos e com a contratação da mão de obra local, que contribui para a geração de renda da população". A afirmação é do representante da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Maruim, José dos Santos, sobre a fábrica Rifertil Fertilizantes, que chegou ao município este ano e será mais um canal de oferta de emprego para a região. Por enquanto, o grupo está operando apenas com as condições mínimas, com o estabelecimento do escritório administrativo, pois aguarda a liberação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que seja iniciado o processo de fabricação.

A perspectiva é que, apenas no primeiro ano de funcionamento, 23 empregos diretos sejam ofertados. "A empresa trabalha com uma linha de produto que conta com mais de mil variedades com atendimento da demanda de Nitrogênio, Fósforo e Potássio", explica o gerente da unidade, Edson Graciano. Maruim é o primeiro município do Nordeste a receber a empresa. Eles atuam desde os anos 2000 e possuem duas unidades fabris: uma em Rio Verde e outra em Catalão, ambas no Estado de Goiás.

No dia 6 de março de 2013, representantes do grupo estiveram no gabinete do prefeito de Maruim, Jeferson Santana, para a assinatura do protocolo de intenções, que oficializava o interesse do município e da Adubos Rifertil Ltda., na instalação de uma unidade industrial. A instalação da fábrica tem incentivo do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe - Codise. Um dos principais pontos de atração da empresa ao município foi a facilidade de escoamento do produto através da BR-101.

PRONATEC I
O Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, anunciou a oferta de 2.565 novas vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), exclusivamente para mulheres de Aracaju, Carmópolis, Estância, Indiaroba, Propriá, Poço Redondo, Itabaiana, Macambira, Carira, Boquim, Nossa Senhora da Glória, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora do Socorro, Tobías Barreto, Riachão do Dantas e São Cristóvão. Os cursos serão iniciados ainda este ano e ministrados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, com o apoio das respectivas prefeituras.

PRONATEC II
Entre os cursos, vagas para Salgadeiro, Cabeleireiro, Cozinheiro, Reciclador e Agente de informação Turística, Ajudante de Obras, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, Auxiliar de Arquivo, Camareira em meio de Hospedagem, e Arquivo e Operador de Processamento de Frutas e Verduras, Manicure e Pedicure, Doces e Compotas (doces em conservas) e Confecção de calcinhas, sutiã e moda praia. As vagas foram homologadas pela Secretaria do Trabalho (Setrab) para o segundo semestre deste ano, dentro do Programa Mulher Mil, do Ministério do Trabalho e Emprego. A Setrab sempre se preocupou com a politica de inserção da mulher no mercado de trabalho. "As mulheres integram os grupos vulneráveis da sociedade, portanto precisam de uma ação efetiva do Governo de Sergipe, visando a superação das adversidades a elas impostas", disse o secretário Antônio Hora.