O BRASIL QUE TEMOS

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Sukita: Candidatura reconhecida
Sukita: Candidatura reconhecida

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 22/10/2014 às 00:19:00

A procuradoria Geral do Ministério Público Federal, em Brasília, reconheceu o direito de Manoel Messias Sukita (PSB) ser candidato a deputado estadual por Sergipe, e pediu que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado reconheça o registro do ex-prefeito de Capela, encerrando, praticamente, o processo que impediu que ele disputasse o mandato. O Registro depende agora do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sukita teve a candidatura suspensa depois que o partido dele protocolou um documento onde o próprio abria mão de disputar o pleito. Logo após a apresentação do pedido, ele alegou que não tinha assinado nenhum papel, mas foi desmentido por peritos que comprovaram a legitimidade da assinatura. No documento do MPF, em Brasília, sequer foi tratada a questão desse pedido de renúncia, julgado irrelevante diante da vontade do candidato e pelos votos por ele conquistado - 33 mil, no total.

De fato, o processo que impedia a candidatura de Sukita não tinha relação com as inúmeras acusações de irregularidades enquanto prefeito de Cape que ele sofreu. Mas, ao vê-lo eleito - os votos devem ser contabilizados a seu favor e o TER deverá refazer as contas para ver quem sai e dá lugar a Sukita -, é impossível não pensar nesses fatos. O nosso futuro deputado estadual, daqui a alguns anos, provavelmente não se enquadrará na Lei da Ficha Limpa, tendo em vista a quantidade de processos que responde.
No entanto, quando as sentenças de todos eles foram finalmente publicadas, Sukita já terá gozado do poder novamente. Já terá usado na Assembleia Legislativa, a mesma política que adotou em Capela. Uma política que não representa a democracia que queremos. Que nem de longe se parece com mudança, mas sim com retrocesso. Esse é o Brasil que temos. Com certeza não é o que queremos.

NOVOS CURSOS
A Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, deu início na manhã de ontem (20), a novos cursos profissionalizantes voltados à população. São eles: Enfeites Natalinos e Culinária; Comidas Típicas e Salgados (Pedra Branca); Recepcionista e Empreendedorismo (CRAS II Laranjeiras). O objetivo da ação é o de possibilitar à população, principalmente aos jovens, uma nova oportunidade de se profissionalizar e garantir uma vaga no mercado de trabalho. Desde o início dos trabalhos, quase 300 pessoas foram beneficiadas. As atividades começarão a ser realizadas nos bairros Pedra Branca, Mussuca, Cedro, Gameleiro, Bom Jesus e Centro da cidade.

CONVÊNIOS
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) estará em Lagarto para a solenidade de assinatura de convênios provenientes de suas emendas entre a Prefeitura e os ministérios do Esporte, das Cidades e do Turismo. Estarão presentes o governador de Sergipe, Jackson Barreto, e o ministro das Cidades, Gilberto Occhi. Estes contratos viabilizarão a construção de praças, a revitalização de parques, a pavimentação de vias públicas e a ampliação e modernização do campo de futebol Juraci Emílio dos Santos - o Taticão. A solenidade acontecerá na Praça Filomeno Hora, às 10h30, durante ato de assinatura de contrato de saneamento entre o Governo do Estado e o Ministério das Cidades, que será responsável pela ampliação do sistema de água do Piauitinga.