Edvaldo nomeia conselheiros municipais de saúde

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 17/07/2012 às 15:20:00

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou ontem o decreto de nomeação dos 80 novos membros do Conselho Municipal de Saúde. Criado em 1993, o Conselho tem como principal atribuição melhorar o serviço de saúde oferecido pelo município.

O prefeito destacou que o Conselho é um instrumento fundamental para que o município tenha uma política de saúde cada vez mais voltada para os interesses da população. "Ele é o controle social, é quem define e aprova os planos, as contas da saúde, é composto por representantes da sociedade, trabalhadores da área, gestão e prestadores de serviços e desempenha um papel de extrema importância para que tenhamos uma saúde pública de qualidade", observou.

A secretaria municipal de Saúde, Stella Maris Dornellas, explicou que os integrantes do Conselho foram eleitos no ano passado, durante a realização da 9ª Conferência Municipal de Saúde. São 80 membros, sendo 40 titulares e 40 suplentes de quatro segmentos distintos: usuários, trabalhadores, prestadores e gestão. "Esses quatro segmentos vão nos ajudar a conduzir os destinos da saúde", revelou.

Demandas - Ela pontuou ainda que o Conselho ouve as demandas da sociedade, dos usuários do sistema, e apresentam as propostas de mudança, de melhoria do Sistema Único de  Saúde (SUS). "O Conselho também avalia e analisa as contas da secretaria, os balancetes, orçamentos, contratos, convênios, ou seja, faz todo esse trabalho de análise junto com a gente", afirmou Stella.

O atual presidente do Conselho, Marcos Santana, parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira por ele, como gestor, sempre ter prestigiado o Conselho. "Essa assinatura do decreto de posse, dentro do Centro Administrativo da Prefeitura, é uma demonstração mais do que clara da importância que ele dá ao Conselho, ao controle social sobre o serviço de saúde prestado pela Prefeitura", agradeceu o presidente, que permanece no cargo até o próximo dia 24.