Alunos da rede estadual estão confiantes na aprovação do Enem

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 11/11/2014 às 00:34:00

"Sei que não é fácil, mas estamos confiantes. Ao longo dos anos fomos preparados e recebemos toda ajuda possível do Governo Estadual, dos professores e dos nossos pais. Sinto que estou bem pertinho de realizar o meu maior sonho: entrar na universidade". As palavras de otimismo da jovem Daniela Silva dos Santos, 18, refletem a disposição e a confiança dos alunos da rede estadual que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado, 8, e domingo, 9. Foram inscritas no Enem 133.575 pessoas em Sergipe.

Moradora do município de Laranjeiras e aluna do Pré-Universitário da Seed, Daniela Santos aguardava a chegada do ônibus disponibilizado pelo Governo de Sergipe, que a levaria para fazer as provas em Aracaju, juntamente com mais 80 colegas.
"Até parece um sonho. Tenho certeza que em breve estarei numa instituição superior", disse a aluna, que desde o ano passado faz o curso técnico de Enfermagem no Colégio Pio Décimo. Ela foi classificada no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), programa gratuito oferecido pelo MEC para os alunos de cursos técnicos.

Assim como Daniela, a rotina dos alunos da rede estadual de ensino começou bem cedo no último sábado, 8. Bastante otimistas vários alunos do Colégio Estadual Zizinha Guimarães, localizado em Laranjeiras, aguardavam a chegada dos ônibus disponibilizados pelo Governo do Estado.
"Eu só tenho que agradecer as nossas autoridades. Recebemos todo apoio necessário, desde o cursinho Pré-Universitário, até o veículo que vai nos levar até Aracaju", disse Crislaine Santos Figueiredo. Ela pretender cursar Nutrição. "Estou muito otimista, e vou entrar na universidade com fé em Deus", disse.
Para orientar os alunos, o diretor do Colégio Zizinha Guimarães, professor José Paulo, estava presente na hora do embarque para Aracaju. "A nossa presença aqui é para dizer que eles estão preparados e têm condições de realizarem uma excelente prova. Cerca de 80 alunos nossos estão participando do Enem, e espero que a maioria seja aprovada", disse.

Ao lado do diretor, Cassiano Gonzaga aguardava a chegada do ônibus. Ele já faz curso técnico de Agroindustrial no Instituto Federal de Sergipe.  "Meu sonho é fazer engenharia química em alguma instituição superior. Estou otimista, pois fui preparado, recebi valiosas dicas dos professores do Pré-Universitário", disse o aluno, morador do município de Laranjeiras.
A aluna Jéssica Adriana Santos pretende cursar Ciências Contábeis. "Sou aluna do Sisutec na Faculdade São Luiz de França. Para ela, é muito importante a ajuda oferecida pelos governos federal e estadual. "Posso citar também o apoio que recebemos de nossos pais. Estou confiante, e espero ter uma boa colocação para realizar meu grande sonho", disse.