Definido como será o Sergipão 2015

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto
Dirigentes participaram da Reunião Arbitral na sede da FSF e aprovaram forma de disputa do Campeonato Sergipano de 2015
Dirigentes participaram da Reunião Arbitral na sede da FSF e aprovaram forma de disputa do Campeonato Sergipano de 2015

Foi realizado um sorteio, para escolher as equipe que estariam nos Grupo A e B, com Confiança e Sergipe, como respectivos cabeças de chave
Foi realizado um sorteio, para escolher as equipe que estariam nos Grupo A e B, com Confiança e Sergipe, como respectivos cabeças de chave

Clique nas imagens para ampliar

Publicada em 14/11/2014 às 00:40:00

Reunidas na tarde desta quinta-feira 13, na sede da Federação Sergipana de Futebol (FSF) sete, das dez equipes que disputarão a competição definiram detalhes importantes e como será o Campeonato Sergipano de Futebol Profissional de 2015.
O Amadense não encaminhou representante e faltaram os dois representantes das equipes egressas das Divisão A2, ainda em disputa.

Na oportunidade, foram apresentadas três propostas já previamente discutidas entre os clubes. Por 5 votos contra 2, foi aprovada a proposta de número três. A segunda proposta foi logo descartada por apresentar na fase final um quadrangular de pontos corridos sem final.
Seria uma proposta ruim financeiramente e para o representante da TV Sergipe,  emissora de televisão parceira da FSF no Campeonato de 2015,  não oferecia atrativa comercial e de público,  transmitir uma fase final de competição sem que houvesse confrontos decisivos, ou seja uma grande final. Confiança e Sergipe foram favoráveis à proposta numero 1, mas foram votos vencidos.

Proposta - A proposta vencedora apresenta as dez equipes divididas em dois Grupos A e B. As equipes de A jogam contra B, no sistema de ida em volta e classificam-se para o quadrangular as duas primeiro colocadas de cada grupo.
O quadrangular também terá jogos de ida e volta e as duas melhor colocadas nessa fase da competição disputam o título estadual em partidas ida e volta.
Sorteio - Durante a reunião foi realizado o sorteio dos grupos. Adotou-se o critério técnico com Confiança e Sergipe sendo cabeças de chave. Socorrense e Estanciano ficaram em um envelope à parte, o mesmo acontecendo com as duas equipes egressas da Divisão A2 e as quatro restantes, Coritiba, Amadense, Itabaiana e Lagarto, ficaram todas em um só envelope.
Realizado o sorteio, o Grupo A ficou assim constituído: Confiança, Estanciano, Vice-campeão da Divisão A2, Itabaiana e Amadense. O Grupo B terá Sergipe como cabeça de chave, Socorrense, Campeão da Divisão A2, Lagarto e Coritiba.

O presidente Luiz Roberto se mostrou contrário ao prazo de encerramento da competição. Para ele, encerrando em 9 de maio, não haverá tempo suficiente, para preparação da equipe para estreia no Brasileiro da Série C.
- O Confiança não gostou desse formato porque prejudica o clube em outras competições a exemplo da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e principalmente a Série C. Seria mais viável se fossem apenas 14 datas e ao invés de termos um quadrangular na segunda fase, teríamos semifinais e a final, começando em fevereiro, como a CBF indica. Mas a democracia prevaleceu e teremos que acatar, afirmou Luiz Roberto, presidente do Confiança, atual campeão estadual.
O campeão sergipano ganhará vaga no Campeonato Brasileiro da Série D 2015, na Copa do Brasil e Copa do Nordeste 2016. O vice terá vaga na Copa do Brasil e Copa do Nordeste 2016. Caso o Confiança conquiste novamente o torneio, a vaga na Série D será do vice-campeão, uma vez que o Confiança está na Série C.