Roda de Leitura debate a obra de Ronaldson Sousa

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 17/07/2012 às 17:04:00

Na próxima terça-feira m 17, a partir das 9h, acontece mais uma edição da Roda de Leitura, uma realização da Secretaria de Cultura (Secult) em parceria com o Comitê Sergipano do Proler, que busca estimular o gosto pela literatura através da leitura mediada.

Na edição desta semana, a Roda discutirá duas obras do poeta Ronaldson Sousa; terá como convidado o jornalista e poeta Jozailto Lima, mediação de Rosineide Santana e coordenação de Giselda Moraes. As obras debatidas serão 'Litorâneos' e 'Questão de Íris'.

Para a diretora da Biblioteca Pública e coordenadora do Comitê Sergipano do Proler, Sônia Carvalho, esta é mais uma oportunidade dos amantes da literatura conhecer mais um autor sergipano. "Ronaldson tem um belo trabalho e sem dúvida debater suas obras será mais uma etapa importante da Roda de Leitura", destaca.

Os interessados em participar das Rodas não precisam efetuar inscrição prévia. Basta ir até o auditório da Biblioteca às 9hs e participar. A entrada é gratuita.
 
Sobre o autor - Ronaldson Sousa nasceu em Aracaju em 19 de novembro de 1967. Sua vida em meio às letras começou em 1985, quando começou a colaborar com o suplemento cultural da Gazeta de Sergipe, 'Arteliteratura', como poeta e ilustrador.

Ganhou concursos literários como o I Prêmio Banese de Literatura - Poesia, e se classificou em concursos de relevância nacional como o II Prêmio Escriba de Poesia (Piracicaba/SP). Atuou também como artista plástico e desenhista.

Em 2008, Ronaldson expôs xilogravura no Espaço Cultural dos Correios, na Galeria do Sesc e na Semear; participou do catálogo de exposição e revisou o Dicionário de Artes Plásticas de Sergipe, coordenado pelo artista plástico Elias Santos; também ganhou em 2006 o Prêmio Santo Souza de Poesia, da Secretaria de Estado da Cultura. Lançou seu primeiro livro 'Questão de Íris', em 1997 e o segundo, 'Litorâneos', em 2010.