Setor de radioterapia do Hospital Cirurgia terá obra retomada

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 20/11/2014 às 10:50:00

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assinou um convênio de R$ 2 milhões com recursos estaduais para que seja iniciada as obras de conclusão do local onde será instalado o novo Acelerador Linear no Hospital Cirurgia.
O convênio garantirá o avanço e o término da obra para a implantação deste aparelho que foi adquirido pelo Hospital Cirurgia e que contribuirá para o adensamento tecnológico e ampliação no atendimento em Sergipe. As obras contemplam as partes hidráulica e elétrica, refrigeração, piso, pintura, forro e acabamento em geral.
"Após a liberação do recurso, as obras serão iniciadas. A previsão para a conclusão é de 6 meses", explica Evandro Galdino, diretor de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde.
"Estamos honrando o compromisso feito pelo saudoso governador Marcelo Déda e firmado pelo governador Jackson Barreto, em garantir os recursos para que essa obra seja acelerada e concluída. Os pacientes oncológicos são uma prioridade do Governo do Estado que nunca os deixou sem assistência e não tem medido esforços para que eles tenham um tratamento digno e célere", afirma a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.
"A assinatura deste convênio é de grande importância porque o Hospital de Cirurgia vai colocar em operação o processo de andamento da conclusão das obras. Neste mesmo espaço onde estará o novo Acelerador Linear, será instalada também uma nova Ressonância Magnética e uma nova Tomografia Computadorizada, todos direcionados para atender o paciente oncológico", explica Gilberto Santos, diretor do Hospital de Cirurgia.
Ainda segundo o gestor, o atual equipamento de Radioterapia 2D realiza aproximadamente o atendimento de 70 pacientes por mês. "Com a chegada do novo equipamento, sem dúvida, vamos dobrar o quantitativo de atendimentos mensais, podendo chegar a até 150, somente no Hospital Cirurgia", complementa Gilberto Santos.
 Equipamentos - O Estado vem cumprindo o seu papel no avanço do tratamento aos pacientes oncológicos. Paralelo às obras de terraplanagem do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas, está o fortalecimento na qualidade do atendimento do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e ações para zerar a fila da radioterapia 3D.
Enquanto as obras do Hospital Especializado em Câncer estão em andamento, Sergipe trabalha para ampliar para 4 o número de aceleradores lineares, um a mais no Huse e outro no Cirurgia.
Paralelo ao convênio para a conclusão das obras onde o novo equipamento será instalado no Hospital Cirurgia, o Estado disponibilizou espaço no Huse para que o Ministério da Saúde instale um novo equipamento através do Programa de Expansão da Radioterapia.
É o Ministério o responsável também pela obra de adequação e instalação do novo equipamento, no Huse. O espaço destinado para a nova área da radioterapia possui, aproximadamente, 210m².