Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo é prorrogada

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 02/12/2014 às 09:44:00

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e o Sarampo será prorrogada em todo país até o dia 12 de dezembro. Dados, ainda preliminares, do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde (MS), mostram que, em Sergipe, a cobertura vacinal da Paralisia Infantil é de 71,57% do público alvo e do Sarampo é de 87,41%.
A meta do MS é que sejam imunizados 95% do público alvo nas duas campanhas. A vacina contra a Poliomielite é destinada a 152.335 crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos. A imunização contra o Sarampo deve ser feita em 135.285 crianças de um ano a menores de cinco anos.
"O total de crianças vacinadas até o momento corresponde a 228.043 doses aplicadas nas duas campanhas. Temos a meta de vacinar ao menos 95% de um público composto por 268.710 crianças nas duas faixas etárias", disse Sândala Oliveira, gerente do programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
"A vacina é um procedimento simples, rápido e extremamente seguro e que está disponível nas 350 Unidades Básicas de Saúde e postos de vacinação nos 75 municípios. É preciso que os municípios intensifiquem a campanha, inclusive, disponibilizando a vacina em povoados, zonas rurais e locais de difícil acesso. Os pais e responsáveis devem levar as crianças até os postos com o cartão de vacinação para que elas possam ser avaliadas pelos profissionais de saúde", orientou a técnica da SES.
A gerente do programa Estadual de Imunização ainda explica que "a vacina contra o Sarampo é chamada de Tríplice Viral, pois ainda protege contra a Rubéola e Caxumba".