Japaratuba: Começa festejo alusivo à N.Sª da Saúde

Compartilhar:
Imprimir Aumentar Texto Diminuir Texto

Publicada em 02/12/2014 às 09:44:00

A comunidade católica de Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, iniciou no último sábado (29) os festejos alusivos à padroeira da localidade, Nossa Senhora da Saúde. A abertura ocorreu às 19h, na Igreja Matriz, com a realização da primeira noite de novenas, cujo tema abordado pelo celebrante convidado - Pe. Mário César - foi "Alegra-te Cheia de Graça".
A programação segue até a próxima segunda-feira, 8 de dezembro, quando segundo a tradição católica celebra-se o dia da santa. Este ano, o festejo reflete o tema central "A Virgem Maria e as Alegrias do Evangelho" nos novenários, ofícios e celebrações, que ocorrem todos os dias. Cada atividade em homenagem a padroeira é organizada por um grupo religioso, de acordo com o pároco de Japaratuba, Manoel Luiz Rodrigues de Souza.
"No sábado, por exemplo, contamos com o auxílio do Terço dos Homens para conduzir a celebração. Já no domingo, dia 9, realizamos às 9h a Missa dos Idosos e Enfermos, com a celebração do Pe. Nanai, e a partir de segunda-feira, dia 1º, damos prosseguimento aos novenários com a presença de párocos convidados e a organização de outros grupos religiosos", relatou o pároco.
Padre Luiz destacou que o festejo em honra a protetora de Japaratuba foi organizado pela paróquia, em parceria com a Prefeitura, e enfatizou que diversos subtemas serão trabalhados. "A intenção é que todos vivam neste momento a alegria do Evangelho que Maria nos traz, alegria essa que é o próprio Jesus Cristo. Que nesta festa os fiéis e devotos possam crescer na fé e possam aprender, ainda mais, com nossos convidados", sublinhou.

DIA FESTIVO
No dia dedicado à padroeira da cidade (8), as comemorações se iniciam cedo, às 5h30 com o ofício de Nossa Senhora. Mais tarde, às 9h, será realizada Missa Solene na Igreja Matriz do município, seguida da Primeira Comunhão. À tarde, às 16h, fiéis sairão às ruas em procissão, com a imagem de Nossa Senhora da Saúde, e ao final, o pároco Manoel Luiz dará a benção do Santíssimo Sacramento.